aBERTURA

SETADI

Núcleo de Uibaí

Próximo Módulo em 21 de Maio de 2011

Disciplinas: Soteriologia e Cristologia

Compromisso com o ensino da Palavra de Deus!

Pré-Congresso

De Jovens

Dia 14 (Sábado) de maio na AD de Uibaí

Participe!

DIAS DE CULTOS

1. Domingo

- Escola Bíblica Dominical - Manhã

- Culto de Departamentos - Noite

2. Terça-Feira - Culto de Doutrina

3. Quarta-Feira - Culto Familiar

4. Quinta-Feira - Culto da Vitória

5. Sexta-feira - Circulo de Oração

Visite-nos!

Corpo de Obreiros

Credo das Igrejas Assembléias de Deus no Brasil

Cremos...

1. Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

2. Na inspiração verbal da Bílbia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17).

3. Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).

4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).

5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).

6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).

7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).

8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).

9. No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).

11. Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).

12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

14. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A ORAÇÃO COMO INCENSO

Ex 30:34-38

Introdução:
• Sem dúvida, um dos símbolos que melhor traduz a Oração, é o Incenso sagrado – que a Bíblia fala neste texto.

• Incenso – no Hebraico é a palavra KETÓRET.

• O incenso era queimado duas vezes por dia – manha e tarde. Este incensar era feito pelos sacerdotes

• No dia da Expiaçao – Yom Kipur – Dia do perdao – somente o Sumo Sacerdote o queimava no lugar Santo

• O ritual do Incenso Sagrado era assim – O sacedote tinha um incensario de ouro – Tomava brasas do altar dos holocaustos – Em seguida oferecia o Incenso sobre o Altar do Incenso diante da entrada do Santo dos Santos.

• Diz o comentario da Tora – pag. 155 – Comentario do rabino MEIR MELAMED – Que o cheiro do Ketoret – o Incenso Sagrado, era tao forte, que se sentia a longa distancia, o que fazia penetrar na alma o temor e a reverencia pelo Santuario de Deus – ficou conhecido atraves de todas as geraçoes – o cheiro de Deus.

• Tanto no Antigo Testamento, como no Novo Testamento – A Oraçao e tida como Incenso
- Davi pensava assim – Salmo 141.2 SUBA AMINHA ORAÇAO PERANTE A TUA FACE COMO INCENSO...
- Esta linda verdade e confirmada pela visao que o apostolo Joao teve no Apocalipse, quando viu noCeu, salvas de ouro cheias de incenso – Ap 5.8 E HAVENDO TOMADO O LIVRO, OS QUATRO ANIMAIS E OS VINTE E QUATRO ANCIAOS PROSTRARAM-SE DIANTE DO CORDEIRO, TENDO TODOS ELES HARPAS E SALVAS DE OURO CHEIAS DE INCENSO, QUE SAO AS ORAÇOES DOS SANTOS.

• Partindo da Verdade – Que o Incenso Sagrado simboliza nossa vidade Oraçao – Vamos analisar sua composiçao para aprendermos algumas liçoes espirituais.


1. ESTORAQUE – Ex 30.34

Estoraque era uma arvore do Oriente

Os judeus o chamavam de balsamo de Gileade – que era muito famoso – por ser muito eficaz como remedio – Jr 8.22

A resina que saia do estoraque – Saia sem precisar corta-lo – Saia sem incisao – A resina vertia do tronco e dos galhos espontaneamente...

Fala da oraçao espontanea – oraçao feita sem ninguem mandar ou pedir...

Atos 2.42 1 Ts 5.17 Ef 6.18 Dn 6.10

Por que somente oramos sob pressao...Isto e, quando o aperto chega...

Deus quer receber a nossa oraçao estoraque – Oraçao espontanea...





2. ONICA ou ONIXA – Ex 30.34

Onica ou Onixa – liquido perfumado extraido de uma concha, encontrada nas profundezas do Mar Vermelho e Oceano Indico

Fala da Oraçao das profundezas da alma – Sl 130.1

Oraçao que sai do profundo do coraçao – como a Oraçao de Ana – 1 Sm 1

Oraçao de uma alma aflita – Rm 8.26
- Ilustraçao – Tios do Job – pescadores em Angola


3. GALBANO – Ex 30.34

Galbano – uma planta da Arabia, Persia e India.

As folhas do galbano eram quebradas e moidas, entao se extraia uma resina perfumada.


Fala, representa a ORAÇAO DE UM CORAÇAO QUEBRANTADO

3 perguntas respondidas por Deus –
1ª. Onde Deus habita...- Is 57.15
2ª. Para quem Deus olha...- Is 66.1,2
3ª. Que sacrificios Deus aceita... – Sl 51.17

Ilustr – O fariseu e o puplicano
Ilustr – Willian Booth – segredo do sucesso – um lenço
Ilustr – A irma que orou 30 anos pelo esposo


4. INCENSO PURO – Ex 30.34

Era extraido de uma arvore da Arabia – Um corte era feito a tarde – e durante a madrugada saiam gotas – uma resina – um liquido branco.

Fala da oraçao pelas madrugadas – Pv 8.17 Sl 63.1


5. SAL – Ex 30.35

O Senhor ordenou – que nao faltasse sal na composiçao do Incenso Sagrado

Fala da oraçao temperada, equilibrada – Cl 4.6
1º. Oraçao tem que ter confissao
2º. Oraçao tem que ter açao de graças
3º. Oraçao tem que ter intercessao
4º. Oraçao tem que ter petiçao
5º. Oraçao tem que ter adoraçao


Pastor Marcos Antonio

ALTAR DO INCENSO - Êxodo 30:1-10,34-36
Sermão
O Altar de incenso ou Altar Dourado fica no Santo Lugar ou Verdade. O Santo Lugar representa a alma humana, o lugar das coisas racionais. É ali que preparamos o nosso ser para adorarmos a IAVÉ, o Deus Eterno.
Vimos que na alma nasce a disposição para a Comunhão Santa, também vimos que para alma só existe uma única fonte de iluminação verdadeira, Jesus, tipificado pelo Candelabro de ouro que era única fonte de luz naquele lugar; agora, passaremos a entender um pouco mais sobre o Altar Dourado.           

1. O Altar do Incenso ou Altar Dourado

Era a última mobília no Santo Lugar, em frente ao véu que separava do Santíssimo Lugar. Esta maravilhosa mobília representa Cristo, nosso intercessor que conduz ao Pai: E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por Ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, Efésios 2.16-19.
Tinha um chifre em cada canto, apontando para Jesus o Salvador todo Poderoso. Estes cifres eram aspergidos com  sangue uma vez por ano (Ex 30.10), simbolizando o poder que há no Sangue de Jesus, que intercede pelos pecadores  (Hb 9.11-12).
Hoje, onde fica o Altar do Incenso?
Na alma, é um desejo racional e prazeroso cultivado numa mente Cristã e sadia, buscando uma constante comunicação com Deus, em nome de Jesus e no Poder do Espirito Santo.
Todo o poder e toda a autoridade, procedem daquilo que entronizamos nas nossas mentes/almas: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco - Filipenses 4.8-9.           

2. O Incenso.

A fumaça do incenso subia para Deus como aroma agradável, assim é a oração de Jesus e dos justos: Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina - Sl 141:2 (Ap 5.8).
O Incenso era queimado continuamente no Altar de Ouro: Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me avistarei contigo. Arão queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará.  Quando, ao crepúsculo da tarde, acender as lâmpadas, o queimará; será incenso contínuo perante o SENHOR, pelas vossas gerações.  Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem ofertas de manjares; nem tampouco derramareis libações sobre ele - Ex 30.7-9.
Hoje, onde deve ser queimado incenso? Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos  -  Ef 6.17-18.
No Altar de Sacrifícios é o lugar onde Cristo purifica o pecador; no Altar do Incenso Cristo provê as necessidades dos Filhos e Filhas de Deus.
Jesus orou por Pedro:  Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!   Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos - Lc 22.31-32.
Que a tua fé não desfaleça, e Pedro não esmoreceu; caiu, mas não permaneceu caído. 
Jesus está presente, recebe nossas orações e leva ao Trono do Pai:   Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim -  Jo 14.6 (Ap. 5.8).
O Incenso queimado no Altar de Ouro representa a comunicação do Crente com Deus Pai, no Poder do Espírito Santo. Sempre  é uma grande alegria poder orar. As reuniões de orações não são   peso,  participamos com  alegria no coração.                                               

3.     Os Elementos do Incenso

Estes elementos representam a Verdadeira Oração:
a) Estoraque: Quer dizer uma gota. Um arbusto chamado mirra,  encontrado nos montes de Gileade,  libera espontaneamente gotas de uma resina aromática. Representa a espontaneidade da oração que agrada a Deus. Esta espontaneidade é liberada pela enchimento do Espírito Santo  -  Ef 5.18-20.
b) Ônica ou Onicha: Quer dizer concha aromática. Então, é um  pó extraído da concha de um molusco semelhante a um marisco do fundo do Mar Vermelho, que ao ser queimado libera um forte aroma. Significa que a Verdadeira Oração deve sair das profundezas do coração/alma.
c) Gálbano: Uma resina que aparece na parte mais baixa do talo de uma erva encontrada no Mar Mediterrâneo com talos espessos, folhas bem verdes e flores amarelas. Tem um cheiro almiscarado, incitante e é valioso porque é fixador de perfumes misturados.
Esta resina é quebrada e moída para proceder-se com a mistura, significando que a oração deve nascer de um coração quebrantado: Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.  Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus - Sl. 51.16-17.
d) Incenso puro
Amargo ao paladar, era estraido da árvore olíbano, sua casca era ferida e a rezina saia lentamente. Fala do Jesus ferido. Só pelo sacrifício de Jesus que as nossas orações são atendidas.

Conclusão

O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento - Pv 15.8.
Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia - Provérbios 23.17.
Pr. Paulino Cordeiro - 21.12.2008 - noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário