aBERTURA

SETADI

Núcleo de Uibaí

Próximo Módulo em 21 de Maio de 2011

Disciplinas: Soteriologia e Cristologia

Compromisso com o ensino da Palavra de Deus!

Pré-Congresso

De Jovens

Dia 14 (Sábado) de maio na AD de Uibaí

Participe!

DIAS DE CULTOS

1. Domingo

- Escola Bíblica Dominical - Manhã

- Culto de Departamentos - Noite

2. Terça-Feira - Culto de Doutrina

3. Quarta-Feira - Culto Familiar

4. Quinta-Feira - Culto da Vitória

5. Sexta-feira - Circulo de Oração

Visite-nos!

Corpo de Obreiros


Credo das Igrejas Assembléias de Deus no Brasil

Cremos...

1. Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

2. Na inspiração verbal da Bílbia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17).

3. Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).

4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).

5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).

6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).

7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).

8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).

9. No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).

11. Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).

12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

14. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A NUVEM DE DEUS

Números 9.15-23
Introdução. As nuvens são um conjunto de partículas de água ou gelo em suspensão na atmosfera terrestre, produzindo chuvas ou mesmo a queda de granizos, geadas.

Transição
O texto fala de nuvem (não de uma nuvem qualquer). Fala da nuvem sobre o tabernáculo, o lugar santo da Shekinah.

Não sabemos como era essa nuvem, sua forma; se grande...
Era nuvem especial – abrigava a presença de Deus.
Há grandes vantagens em você andar debaixo dessa nuvem!

1- AO ANDAR DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS VOCÊ TERÁ A PROTEÇÃO DE DEUS
Veja que diz o v.15: “No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo. Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo”. O texto nos diz que esta nuvem cobria (servia de proteção) ao povo.

Era sombra para o dia ensolarado... era calor e luz para vencer o

Isso revela o cuidado de Deus: Ele deu uma nuvem para protegê-los no deserto que e é frio à noite] – mas esta nuvem os cobria durante o dia, dando sombra e frescor, porém, luz e calor para Por essa nuvem Deus guardou Israel de desfalecer ou mesmo desistir da jornada

Como Deus é maravilhoso...Você também deveria assumir o

nuvem de proteção!

O Salmista no Sl 91.1 diz: "Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do Onipotente descansará".

A grande maioria dos crentes pode recordar algum incidente no

Eu vi, à caminho da escola quando criança, na companhia do meu irmão, a maneira como foi salvo, quando ao atravessar a rua um carro quase o atropelou fatalmente.

Me lembro do livramento que Deus me deu, em São Paulo, da vez em que um trombadinha – cheguei a parar rente ao muro. Mas uma voz me disse “Não pare, nem olhe para trás” e alguma coisa tampou os olhos do sujeito... e escapei!

Também me alegro da maneira como Deus livrou minha esposa de um estrupo na milagrosa. Ela gritou um grito que a vizinhança não ouviu, mas que enlouqueceu o homem, que se pôs a correr... Louvado seja Deus!

Eu gostava de ouvir o missionário Waldomiro Motta (após a aposentadoria foi num hotel, em Bolívia, junto com sua seus filhos pequenos, soldados e civis baderneiros, embriagados, entraram no hotel, arrombando as portas e agredindo os hóspedes. O pastor Waldomiro dizia que naquela hora só se ouviam pancadaria e puseram a orar por proteção divina. E dos agressores, qual não foi a surpresa? Eles saíram em desesperados. Após o tumulto, a dona do hotel esclareceu: “os baderneiros missionários, porque, segundo clarão e homens muito fortes protegendo a porta do quarto.”

Oh! Glória! Em todos estes casos, lá estava a nuvem de Deus e os

Esta é uma vantagem: quando você anda debaixo da nuvem

Em outro Salmo (Sl 121) lemos: "O Senhor é quem te guarda (protege); o Senhor é a tua sombra à tua direita”.

A nuvem de Deus nos protege contra o inimigo!

Quero ler Êx.14.19,20: "E o anjo de Deus, que ia adiante do povo de Israel, se se retirou de diante deles e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos Egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles e para estes clareava a noite; de maneira que em toda

Você está sendo perturbado por alguns inimigos? Um espírito de

te perseguem?...

Oh! Será que você está atravessando um período duro e difícil, como se também

Deus sabe que os problemas e as dificuldades da vida são como raios capazes de

Mas escute isso: mesmo que você esteja a ponto de desistir de tudo, Deus vai

sobre a sua cabeça. E ao andar debaixo dela, você vai viver uma

Aleluia! (dê um aplauso forte ao Senhor)!

Oh! Amado: saiba que assim como a casa precisa de telhado, você

2- AO ANDAR DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS VOCÊ TERÁ A ORIENTAÇÃO DE DEUS
No v.17 lemos isto: “Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que nuvem descia, ali acampavam”.

Os filhos de Israel precisavam estar atentos ao mover da nuvem de Deus.

Você pode visualizar com sua mente aquela multidão numerosa de homens, mulheres e crianças, viajando através de um tremendo deserto "onde não havia caminho"? ...tudo era um imenso deserto arenoso, sem bússola ou guia humano (não havia notbook, celular...).

Mas que espetáculo! Ali estavam esses milhares de seres humanos avançando sem qualquer conhecimento da rota que deviam seguir, tão dependentes de Deus, de Sua orientação quanto à comida e o caminho que deveriam seguir.

Eles não podiam fazer planos para o dia seguinte – quando acampavam, não sabiam quando deveriam pôr-se em marcha; ou quando em marcha, não sabiam onde iriam acampar!

Que eles tinham que fazer? ...olhar para cima a fim de receber orientação de Deus. Os seus movimentos eram dirigidos pelas rodas do carro de Deus.

Quem lavava roupas, lavava assim (olhando pra cima); quem escrevia cartas, escrevia assim (olhando pra cima)...

Eu quero ilustrar o que Deus queria que o povo fizesse: (chamar quatro voluntários à frente. Um deles será a “nuvem” (ponha na mão dele algo para fazer sombra); peça que estenda as mãos sobre a cabeça dos três e que caminhem de um lado a quando a nuvem parar, eles pararão; quando a nuvem caminhar, eles seguirão).

Aplicar: Assim como este povo estava com seus olhos fixos na

Em Hb. 12.2 – "Olhando firmemente para Jesus, autor e .

É isso que Deus quer que você faça: Israel dependia inteiramente

Você vai iniciar um namoro? olhe para Jesus; receba orientação

Nossa vida aqui no mundo é como a travessia de um deserto:

PRECISAMOS DE ORIENTAÇÃO!
E eis aqui a infalível direção divina – JESUS [diga: “Jesus”]: nós devemos seguí-lo. Ele disse em João 8.12 – "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; mas terá a luz da vida". Isto é direção! É a orientação divina.

Todos nós precisamos dessa direção – o Salmista alerta (Sl 32.8,9): "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti".

A Bíblia fala de Jonas, que não quis seguir a orientação de Deus. Ele achou que a direção era Tarsis – tudo parecia favorável, parecia a direção certa, até que

peixe, onde padeceu a sua força.

Foi ali que Jonas aprendeu a amargura de seguir a sua própria vontade, ignorando a No ano passado, quando fui à Igreja da Lagoinha, em Belo

obedece à orientação de Deus, está assinando sua própria certidão de óbito". É verdade! O próprio povo diz: "Quem não obedece, padece".

Você quer padecer? Padecer no deserto? ...no mundo dos vícios: bebida, fumo,

Há momentos em que eu vejo a nuvem de Deus lá na frente e debaixo dela, vejo ministérios abençoados, vejo igrejas abençoadas; crentes que estão ganhando vidas, que estão adorando a Deus com alegria contagiante... igrejas que estão gravando cd’s, enviando missionários, abrindo escolas, trabalhando na restauração de drogados... ministrando libertação aos oprimidos...

E ao mesmo tempo, vejo lá trás, igrejas que ficaram sem acompanhar o mover da nuvem de Deus: igrejas que estão fazendo o que sempre fizeram, pregando da maneira que sempre pregaram, conservando o mesmo número de membros que sempre tiveram... igrejas que não cresceram, ministérios que não prosperaram... porque passou a nuvem de Deus e eles não acompanharam... Você quer padecer?

Claro que você não quer padecer! Mas é isto que acontece quando se desobedece à vontade de Deus!

Contudo, há uma forma de evitar isso: é colocando-se debaixo da nuvem de Deus! É passando o volante da sua vida para as mãos de Deus – é dizendo prá Deus: “Senhor, quero fazer a sua vontade; parar quando o Senhor parar; mover-me quando o Senhor se mover... não quero mais ir na direção que julgo melhor ou mais certa – eu quero caminhar conforme a Tua direção!”

Depois que eu fiz um compromisso de obedecer a vontade de Deus, não há uma decisão da qual me arrependo de haver tomado. Deus tem me dado orientação para tomá-las.

Sabe: você não precisa ir aonde Deus não orienta: Se a nuvem não está se movendo, não se antecipe... Se Deus não está orientando suas companhias... se Deus não está orientando que você se case... se Deus não está orientando que você se mude... se Deus não está orientando o uso dos seus remédios, a aplicação do seu dinheiro... Se a nuvem de Deus não está se movendo, você não precisa embarcar numa furada!

Olhe para cima: Há uma nuvem no céu – Deus está lá! Ele tem a direção certa. Por isso, obedeça a Deus! Siga a nuvem! A nuvem! A nuvem de Deus!

3- E, ANDAR DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS FARÁ VOCÊ DESCANSAR À SOMBRA DE DEUS
Veja esse v.18: “Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a acampados”.
Quando a nuvem parava o povo acampava para descansar debaixo da sombra o Senhor velava por eles.

Podiam ficar despreocupados porque a nuvem de Deus estava ali, então não faltaria calçados... De fato, Dt 29.5 diz: “Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto, disse Deus, nem as suas roupas, sandálias dos seus pés se gastaram”.

Tudo estava debaixo da providência de Deus!

Sabe o que diz o Salmo Sl 91.1,4? É a confirmação disso: "Aquele que habita...

de suas asas estarás seguro; sua verdade é escudo e protetor". O chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos".

Quem está debaixo da nuvem não tem o que temer, pois descansa à sombra do onipotente Deus – Ele cuida de tudo para nós quando lhe entregamos a direção da

Sabe, já ocorreu diversas vezes de sair de minha casa, para atender alguns casos, determinadas situações sai com tremor e no íntimo, a certeza de que eu podia descansar em Deus,

Pedro expressa isso em I Pe. 5.7 – "lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, Sl 55.22 – "lança o teu fardo sobre o Senhor, e justo seja abalado".

Jesus alerta para não ser ansioso quanto às coisas desta vida. No Sermão da Montanha, Jesus ensinou (Mt. 6.25): “Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber;nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?”

Paulo também em Fp. 4.6 recomendou: "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças".

Mas, talvez nos últimos dias, você tenha se tornado uma pessoa ansiosa, preocupada... alguma prestação está vencendo; o filho está mal na escola; o casamento passando por uma turbulência... o trabalho não está rendendo... você não está vendo melhoras...

Amado: debaixo da nuvem de Deus há segurança, há esperança! Há um Deus que tudo pode fazer, basta confiarmos Nele, basta descansarmos Nele!

Numa grande cidade, dessas de trânsito intenso, numa avenida movimentadíssima, sem nenhum semáforo por perto, um pai procurava atravessar segurando a mão da filha de sete anos. Depois de alguns minutos de indecisão e de espera, o pai atravessou para o outro lado da avenida tendo sempre a filha à mão. Ao se encontrar do outro lado, a menina logo exclamou: “Papai, aquele edifício ali do outro lado, tem 10 andares. Eu contei tudo direitinho! Porque confiava no pai, a menina, despreocupadamente, não tinha visto o perigo da rua e nem dos carros!

É assim de fato: Quem confia no Senhor, quem caminha debaixo da nuvem de Deus, mesmo que esteja em perigo, correndo riscos, fica em paz e descansa!

Jesus faz um convite hoje, aos ansiosos, desesperados, a todos que estão fora da nuvem dizendo: "vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu os aliviarei".

Conclusão
Há muitas vantagens em permanecer debaixo da nuvem de Deus:

Ali encontramos proteção, encontramos orientação e descanso para

Sabendo que esta nuvem não é uma nuvem comum, mas a nuvem da glória de para os que habitam

Há um lugar para você e Deus quer lhe dar todas as vantagens:
A PROTEÇÃO DE DEUS
A ORIENTAÇÃO DE DEUS
E DESCANSO À SOMBRA DE DEUS

Ministração
Colocar fundo musical em CD Player (modo “repet”), faixa nº 6 “A Nuvem”, do CD “Adoradores – Geração Profética” (Igreja de Cristo em Pires do Rio, GO).

Eu quero chamar aqui à frente as pessoas que estejam precisando

Eu quero orar por vocês e pedir que a nuvem de Deus os envolvam nesta noite.

Então se você está correndo riscos de padecer no deserto, riscos de morrer em Você que está sem orientação, sem rumo, desnorteado, olha agora para Jesus – Deus quer dar orientação!

E se você é uma pessoa cansada, que se sente esgotado... é muito

Orar com imposição de mão sobre cada pessoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário