aBERTURA

SETADI

Núcleo de Uibaí

Próximo Módulo em 21 de Maio de 2011

Disciplinas: Soteriologia e Cristologia

Compromisso com o ensino da Palavra de Deus!

Pré-Congresso

De Jovens

Dia 14 (Sábado) de maio na AD de Uibaí

Participe!

DIAS DE CULTOS

1. Domingo

- Escola Bíblica Dominical - Manhã

- Culto de Departamentos - Noite

2. Terça-Feira - Culto de Doutrina

3. Quarta-Feira - Culto Familiar

4. Quinta-Feira - Culto da Vitória

5. Sexta-feira - Circulo de Oração

Visite-nos!

Corpo de Obreiros

Credo das Igrejas Assembléias de Deus no Brasil

Cremos...

1. Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

2. Na inspiração verbal da Bílbia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17).

3. Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).

4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).

5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).

6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).

7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).

8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).

9. No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).

11. Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).

12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

14. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

10 SERMÕES DO PR.WALTER PACHECO

1COMO VIVER ACIMA DA MÉDIA
1 Crônicas 4.9-10

Introdução
Todas as pessoas gostam de ser reconhecidas. Não somente você quer reconhecimento, como você precisa de reconhecimento. As crianças demonstram isso naturalmente, revelando esta tendência que existe em nós.
Ilustr.: Menino não queria ser "cordeirinho" da mamãe, mas o "tigrezinho".

I Cr 4:9,10 "...Foi Jabes mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabes, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido..."

No contexto, muitos nomes são citados, aproximadamente 600 nomes, e só o de Jabes recebe destaque. Neste texto você descobre a vida de um homem que recebeu destaque no meio de 600 nomes! O que o fez tão notório assim? Vamos analisar 3 SEGREDOS na vida deste homem: Jabes teve ambição pela bênção de Deus; ele confiou em Deus, e pediu pelo poder de Deus na sua vida.

I - COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE FEZ PARA CRESCER
Quem disse que ambição é somente negativa? Por que não podemos ter grandes sonhos? Podemos convergir esse sentimento e atitude pelas coisas certas. No caso de Joabe, SUA AMBIÇÃO ERA PELA BENÇÃO DE DEUS!! Muitas pessoas erram quando dizem: "Senhor, abençoe o que eu estou fazendo" O correto seria dizer: "Senhor, eu gostaria de estar naquilo que o Senhor está abençoando!" Quando você começa ter uma "santa ambição" pelas coisas que Deus coloca em seu coração, você sai do ordinário e entra para o campo do Extra-Ordinário! Quando não se têm alvos, não têm ambições, as pessoas somente existem! VOCÊ PRECISA TER UM SONHO! Deus te fez para crescer!

Tudo o que é saudável cresce! Plantas crescem, crianças crescem, igreja cresce, indivíduos crescem! Você pode crescer em relacionamento, financeiramente, pessoalmente, ministerialmente, profissionalmente. Mas, cresce! Os desafios de sua vida, te ajudarão a crescer. Uma vida sem desafios e sem crescimento é se torna chata e insossa! TRÊS GRANDES ERROS QUE NOS IMPEDEM NUMA GRANDE E SANTA AMBIÇÃO:

1. Confundir humildade com medo "Oh, eu nunca vou conseguir fazer isto" "Se é o que Deus está querendo, eu vou conseguir!"

2. Confundir contentamento com preguiça Paulo disse: "Eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" (Fp 4:11) Ele não esta dizendo para você não ter alvos! Mas, ainda que meus alvos não foram alcançados, eu aprendi como extrair o melhor desse momento! "Eu estou feliz hoje, ainda que todos os meus alvos não foram alcançados!" Se o contentamento for desculpas para a preguiça, nossos filhos nunca se formarão numa faculdade.

3. Confundimos pensar pequeno com espiritualidade. "Eu sirvo a Deus do meu jeitinho" Por que você não o serve de uma maneira melhor e maior? Existem mais coisas que você pode fazer por ele.

II - COMECE A CRER, POIS DEUS TE CHAMA PARA VENCER
Uma fé crescente Alguns fatos acerca de Jabes:

1. Não existe aqui nenhuma menção especial a um talento, dom ou habilidade em Jabes.
a. Não fala dele ser rico ou com ótima escolaridade.
b. Ele era um homem comum com uma fé incomum.
c. Não se preocupe com o que você não tem quando você tem fé!

2. A fé de Jabes o levou a alcançar seus sonhos e visões. Mais importante do que habilidade ou formação é FÉ ! É crer que DEUS pode fazer algo significante através de você!

3. Ele aparentemente tinha alguma marca em sua vida. Jabes significa DOLOROSO. Ele causou tantas dores à sua mãe quando nasceu, que ela o chamou de "o doloroso". Talvez ele até foi rejeitado, não muito querido, não muito amado. (E quantos de vocês não foram também assim?) O seu nome o lembrava a vida toda que ele tinha sido um peso para a vida de alguém!

Mas, APESAR de sua EXPERIÊNCIA DOLOROSA de vida, este homem foi levado pela sua fé a crer em grandes coisas para o futuro! Qual é sua marca? Algo físico? Algo espiritual? Frustração no trabalho? Problemas no casamento? Rejeição na infância? Tome posse de uma grande fé para vencer na vida!

III - COMECE A ORAR, POIS DEUS TE MOTIVA A SER UM CONQUISTADOR
Oração genuína e transparente O terceiro segredo da vida de Jabes era sua vida de oração. Foi a oração simples deste homem que o levou a ser um homem ilustre, ter o seu exemplo registrado na Bíblia e ainda ter pessoas falando dele quase 3 mil anos depois! Talvez você tem receio de pedir algumas coisas em oração.

1. Ele pediu pelo poder de Deus na sua vida O que faz a motivação de um homem ser boa ou ruim? - SUA MOTIVAÇÃO! Às vezes, a questão por detrás de você não pedir alguma coisa a Deus não é humildade, é falta de Fé! E o que não provém de fé é pecado! PECADO = Errar o alvo! Deus quer que você acerte!! Você talvez nunca solucionou alguns problemas crônicos em sua vida, como a falta de realização emocional, ou seu casamento, porque você nunca o pediu sincera e abertamente isto!!

2. "Seja a Tua mão comigo!" Jabes queria a presença de Deus com Ele! Aí está uma oração que Deus gosta de responder! E este é o elemento que surpreende o mundo [vejo esse elemento de surpresa quando Jesus disse "vós sois a luz... - que é aquela luminosidade lá no meio daquele monte escuro... é um filho de Deus! - sal...".]

3. "Me preserves do mal, de modo que eu seja livre da dor" Fugir da tentação e pedir a Deus por isso. "Não nos deixe ENTRAR em tentação" A tentação vem sobre aqueles que estão fazendo coisas significantes. Quanto maiores coisas você fizer, mais será atacado e tentado. Deus quer que você dependa dele para se livrar do Maligno! É Sua especialidade fazer isso!

Conclusão:
Quer viver acima da média? Os três princípios:

1. Uma Grande ambição. Sonhar os sonhos de Deus! Um flash do que Deus quer fazer em sua vida se re-descubra em Deus! Por que você esta cursando a faculdade? Por que você esta trabalhando nesta área? O que mais você pode fazer?

2. Uma Grande Fé. Esperar o impossível! Os recursos virão. Quando Deus envia, Deus providencia!

3. Uma vida de oração genuína e transparente. Alguém que depende de Deus para alcançar tudo na vida.

Ter vida de Oração. Oração diária, devocional, aberta, desejosa. Por que não começar agora?

2ESPERANDO GRANDES COISAS DE DEUS
I Crônicas 4:10

“Jabez orou ao Deus de Israel:
"Ah! abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”.

Introdução
Mais dois finais de semana e você estará em Ano Novo!

Eu espero grandes coisas de Deus!

Grato por ter expectativa pelas grandes coisas de Deus (mundo e a humanidade desaprendeu a esperar as grandes coisas).

Com a miséria... povo assimilou cultura da desgraça. Daqui a pouco TV mostrará a “Retrospectiva 2002” e a manchete: "Veja o que houve de ruim em 2002".

Visão mesquinha! Não se chama a atenção para as boas notícias, as coisas grandes, mas para o que houve de ruim. É a cultura da desgraça e da morbidez (o que é ruim dá ibope.

Se uma pessoa salva alguém de morrer afogado, isto não dá audiência. Mas se alguém morrer afogado, isto dá). É o "espírito de abutre", de miséria, de coisas pequenas que têm dominado a vida das pessoas que não têm expectativa por Deus.

Quantos estão esperando coisas boas para o Ano Novo? Levantem a mão...

O texto fala de alguém que esperou grandes coisas de Deus – seu nome: Jabez. E Deus atendeu o pedido dele!

Capítulo é parte das genealogias do VT – são textos cansativos, até chatos (enorme lista de nomes desconhecidos – só em Crônicas são 500 deles!) É de desanimar!

Mas no meio de todos, Jabez foi o mais ilustre de sua família, diz o v.9: “Jabez foi o homem mais respeitado de sua família”. Outra versão: "mais ilustre do que seus irmãos".

A mãe deu o nome “Jabez”, porque “com muitas dores o dei à luz”. O significado: “ele causa dor”. Quem quer nome desse?

Em lugar de ficar amargurado, de mudar o nome, Jabez voltou-se para o Senhor – ele esperou grandes coisas de Deus para a sua vida.

V.10 diz: “Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah! abençoa-me e aumenta as minhas terras!

Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”.

Muitos acham que é oração para ser liberto da dor ou um pedido para que ele não causasse dor a outros.

O fato é que foi um grande pedido feito a Deus.

Há pessoas que não esperam muita coisa de Deus e há outras que não esperam nada...

Tem o tipo que diz: “Ah! Se Deus quisé e me dé um barraquinho onde me escondê, tá bom...” Se Deus é capaz de dar uma casa boa, digna, por que querer um barraquinho?

Sabe, algumas pessoas sofrem da síndrome de Gabriela (lembra da novela de Jorge Amado?): "eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim; Gabriela!" - isso é próprio dos acomodados, dos desesperançados.

Uma vez alguém disse: "Existe muito pouca diferença entre as pessoas - mas é esta pequena diferença que faz TODA diferença". É verdade: algumas esperam grandes coisas de Deus, outras esperam pouco ou mesmo nada...

Eu creio que Jabez era ilustre porque pediu que Deus o ajudasse a viver de forma reta para que não causasse dor a outros; creio que era ilustre porque soube esperar grandes coisas de Deus.

Amado: Não importa qual seja o seu nome, você também pode ser uma pessoa ilustre! Comece hoje a esperar grandes coisas de Deus. Peça que Ele abençoe você!

Creia que Deus promete coisas extraordinárias àqueles que o buscam com fé!

Você espera grandes coisas de Deus? Está esperando por elas agora?

Se você espera grandes coisas de Deus (algumas providências):
1) Você Precisa Pedir a Bênção de Deus
O v.10 revela Jabez dizendo isto: "Ah, Senhor, abençoa-me".
Jabez devia conhecer um provérbio que diz, Pv 10.22: “A bênção do Senhor traz riqueza [é que enriquece], e não inclui dor alguma”. Aleluia!

Em uma quarta-feira de outubro, no ano de 1999, num momento de muita oração, o Espírito Santo falou comigo: "Nada de Deus é pequeno. Nada de Deus é pouco. Nada do .

Bíblia diz para em tudo darmos graças, mas eu também sei que a bênção de Deus não inclui dor alguma. Por isso tem algumas coisas que eu já aprendi: enfermidade

não é de Deus, falta de dinheiro não é de Deus, desânimo não é de Deus, dor alguma vem de Deus para nos destruir... Então, se não é de Deus eu não quero, e portanto também oro: “Abençoa-me, Senhor!”

A Bíblia diz exatamente isto de Jabez, uma pessoa que sabia o que era dor: “[ele] orou ao Deus de Israel: Ah, abençoa-me...”. Outra versão até diz “Se me abençoares muitíssimo” – não era pouco, não!

Por que você não começa logo a tomar esta providência? ...peça a bênção de Deus sobre sua vida!

Use de sabedoria, considere e tome decisão: a bênção de Deus enriquece – Deus não tira da pessoa, Ele não dá desgosto...

Diga esta noite: “Senhor Deus, abençoa-me”! Todos os homens, digam isto agora, repitam: “Senhor Deus, abençoa-me”. Agora, as mulheres...

Se você espera grandes coisas de Deus (outra providência é...):

2) Você Precisa Desejar uma Vida Abundante
V.10b: "E aumente as minhas terras". Outra versão: "E alargues as minhas fronteiras".
Jabez teve visão de crescimento – quis expandir suas fronteiras...

Você precisa dessa visão: desejar uma vida melhor, ser uma pessoa melhor, ter uma vida mais produtiva, abundante!

Uma vez Jesus falou que é isto que glorifica a Deus, Jo 15:8: “Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto”!

Para dar muito fruto, você precisa escolher uma vida de crescimento.

Esta semana, ouvi dizer de uma reunião de pastores que estavam orando por seus ministérios. Alguns oravam: “Senhor, faz a Tua obra prosperar; levanta o Teu povo

para conquistar a cidade!” Mas havia um que orava: “Senhor Deus, conceda que a minha igreja tenha 4 pessoas...”.

É medíocre a vida da pessoa que não quer crescer na vida; ela se acomoda e adoece – pessoas que se acomodam, podiam bem ser apelidadas de CARRINHO DE MÃO? ...porque são pessoas que precisam ser empurradas prá frente!

Amado: Tenha a visão de crescimento! ...Uma vez um homem crente chegou todo vaidoso ao pastor e disse: “Tenho 23 anos de vida cristã”. O pastor, corrigiu logo: “Não, não! o irmão tem 1 ano de crente. O resto é repetição”. ...quantos são assim: nenhum sinal de melhora, de crescimento... são sempre as mesmas pessoas de anos atrás...

Mas quando a pessoa está bem, saudável, ela não é acomodada, ela cresce. A tese de Rick Warren, quem sistematizou Uma Igreja Com Propósitos, é justamente essa:

"Onde há (só não cresce quem não estiver saudável).

Pois Jabez estava espiritualmente saudável: queria ser abençoado muitíssimo, coração pulsava pela bênção de Deus, queria romper fronteiras (ter suas terras aumentadas)...

Se você quer esperar grandes coisas de Deus, comece hoje a desejar uma vida abundante também. SONHE OS SONHOS DE DEUS! ...FAÇA PLANOS!

Se você deseja ser um funcionário melhor, precisa se desenvolver como funcionário. Se quer ser um líder melhor, precisa se desenvolver como líder. Se quer ter filhos melhores, você deve se tornar um pai melhor... enfim, a única maneira de você crescer é escolhendo ser uma pessoa saudável.

Você se torna saudável se livrando de tudo que atrapalha a saúde: vícios, maus hábitos como: comer demais, dormir demais... e começa a fazer as coisas

certas: exercícios, boa alimentação... (espiritualmente também é assim: você deve deixar o pecado: a mentira, inveja, ira, a incredulidade, o comodismo... e fazer as coisas certas: obedecer a Deus, amar a Deus e ao próximo...

Tornando-se uma pessoa saudável, você terá sonhos, visão de crescimento, será bem humorado, estará animado para trabalhar e dirá: “Senhor, alarga as minhas fronteiras, aumenta as minhas terras!”

Mas qual deve ser sua motivação de pedir esta prosperidade a Deus? É para si ou para abençoar outros?

A sua motivação deve ser a motivação de Jabez: A idéia aqui é de receber para repartir!

Quanto mais for abundante sua vida mais você poderá ajudar outras pessoas. Deus gosta disso e, por isso, a Bíblia diz “E Deus atendeu à oração de Jabez”.

Se você espera grandes coisas de Deus (outra providência):
3)Você Precisa Desejar o Poder de Deus
V.10, Jabez orou: "[Senhor] Que a tua mão esteja comigo".
A mão de Deus é poderosa! Os céus são obras da mão de Deus, diz o Sl 102.25: “os céus são obra de tuas mãos”. Nós também somos obra das mãos de Deus, podemos dizer como Jó: “Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram” – temos as marcas digitais de Deus!

A mão poderosa de Deus se manifestou quando o povo de Israel foi milagrosamente liberto da escravidão no Egito – todos disseram: “o SENHOR nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres!” ...era reconhecimento do poder de Deus!

Outro texto muito impressionante sobre a mão poderosa de Deus, 1Rs 18.46: “E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel”.

A NVI substituiu o termo “mão” por “poder” e não está errado: “O poder do Senhor veio sobre Elias...” e o resultado: “correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel”.

Foi uma corrida poderosa: Acabe partiu para Jezreel de carro (v.45), e Elias, sobre quem estava a mão de Deus, prendendo a roupa na cintura, correu, alcançou Acabe, ultrapassou o carro de Acabe e chegou na frente dele! Oh! Glória!!!

É isso que Jabez pediu a Deus: “Senhor, que a tua mão esteja comigo”, o teu poder sobre mim!!!

Quando você tem o poder de Deus, você é capacitado para fazer coisas sobrenaturais.

Você também precisa desejar o poder de Deus.

Se você não desejar e buscar o poder de Deus para sua vida... você vai ficar pra trás.

Se você espera grandes coisas de Deus (providência):

4. Você Precisa de Cobertura Espiritual
Jabez orou (V.10d): "guardando-me de males e livrando-me de dores".
O tempo todo estamos sujeitos a muitos males e muitas dores (o próprio Jesus ensinou a orar: “livra-nos do mal”).

Isto é assim porque o diabo é destruidor; ele é o autor do mal.

Este pedido de Jabez confirma a existência maligna do diabo (fato que não podemos negar – os que se enclausuram a fim de escapar, se enganam; os que procuram a perfeição extinguindo seus desejos carnais, não conseguem.).

O mal originou-se no Diabo; no entanto, ele sempre procura moradia na vida dos seres humanos. Ninguém escapa de ser atacado com males e dores!

Ao orar: "guardando-me de males e livrando-me de dores" ou “livra-nos do mal”, estamos falando, em primeiro lugar, do mal que vem de fora.

Às vezes, pessoas queridas são instrumentos nas mãos do diabo para nos tentarem: um convite para experimentar isto ou aquilo, com conversa de que não é pecado, que todo mundo faz e não vai prejudicar a ninguém! – ...um jovem convence a sua noiva de que o amor que os une permite a realização de todos os seus desejos! São astúcias do Diabo para causar males e dores!

A oração “livra-nos do mal” ou “guarda-me dos males...” também se refere ao mal que : ciúmes, orgulho, egoísmo, inveja, mentiras, roubos, pensamentos indignos...

Jesus disse (Mt 15:19): “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. O profeta Jeremias declarou: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”. Nosso coração, infelizmente, é fonte de males e de muitas dores!

Mas Deus é o único capaz de COBRIR-NOS DE PROTEÇÃO e livrar-nos completamente do mal. Amém?

Vou lhe contar algo bíblico: Através de Moisés, Deus disse que cada família de Israel matasse um cordeiro e colocasse o seu sangue sobre os umbrais das portas de suas casas – Moisés disse ao povo: “Quando o Senhor passar pela terra para ferir aos egípcios, Ele verá o sangue sobre a verga e as ombreiras das portas. Aí então, o Senhor passará por esta porta. Ele não permitirá que o destruidor entre em vossas casas para matar os vossos primogênitos”.

Satanás é o destruidor – desde da queda do homem no pecado até à ressurreição de Jesus, o poder da morte estava nas mãos do diabo.

Mas naquela noite de Páscoa no Egito, Deus ilustrou Seu plano...

Quando Satanás, nas sombras da noite, projetaria uma escuridão mortal sobre a terra, a presença de Deus foi à frente da obra do destruidor. Quando Deus viu o sangue nos umbrais de cada casa israelita, Ele, o próprio Deus “passou por cima da porta”, protegendo seus moradores - a presença de Deus cobriu a família de cada casa de Aleluia!!

O salmista expressou isto melhor que ninguém, séculos mais tarde, Sl 91: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei... ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro... Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade... Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios”.

Naquela noite escura de morte, a proteção contra o destruidor era o sangue (de cordeirinho – espalhado nos umbrais das portas na forma de cruz). Que imagem vívida da cobertura de salvação que temos em Jesus!

Jesus é o cordeiro de Deus para nós, a sua cruz torna-se nossa porta de entrada para a vida – o sangue de Cristo está nela, proporcionando-nos cobertura de proteção contra o destruidor!

Jabez reconheceu isto e pediu a Deus: “Senhor, guarda-me dos males e livra-me das dores” – ele estava pedindo cobertura a Deus.

Amado, nós temos da parte de Deus toda a proteção que possamos precisar contra todas as forças do mal – o poder do diabo sobre nossas vidas foi quebrado no Calvário.

Agora, em Cristo Jesus, nós temos a cobertura de Deus: cobertura sobre nossas vidas, sobre nossas casas, nossas famílias... Aleluia!!!

Por isso, se você quer desfrutar das grandes coisas de Deus, peça a proteção de Deus porque o diabo é destruidor e ele quer derrubar você!

Conclusão:
Tomadas estas providências, EM FÉ, espere grandes coisas de Deus!
Deus vai honrar sua fé! "E foi Jabez o homem mais respeitado de sua família". Outra: "Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos".

Comece a esperar grandes coisas de Deus a partir de hoje...
Buscando a Bênção do Senhor;
Desejando uma vida abundante;
Buscando o Poder do Senhor;
Buscando Cobertura de Deus.


3QUEM SABE FAZ A COMUNHÃO, NÃO ESPERA ACONTECER!
1 Coríntios 12: 12-30

Introdução
Lembra daquela frase: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer?" ...não foi eu quem fez. Hehehe!!!
Mas, hoje, eu quero fazer uma, copiando um pouco aquela: "Quem sabe faz a comunhão, não espera acontecer". Repita isso (...).

Irmãos, nós fazemos a comunhão acontecer!

Nós fazemos a comunhão acontecer quando...
Entendemos que a igreja é formada de pessoas DIFERENTES (v. 12)
Lemos aqui no v.12: "Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo".
Veja: na Igreja de Jesus são muitos os membros e eles são diferentes!

Uma olhadinha à sua volta e você vai constatar: alguns membros do Corpo de Cristo são altos, outros são baixos, uns são gordinhos, outros são magros, uns são calvos, outros de cabelo... de cabelo ruivo e de cabelo grisalho... as pessoas são diferentes!

Porém, apesar das diferenças nos traços, no temperamento, nos dons, precisamos ser atraídos uns para os outros.
Já ouviu falar das "pedras que rolam"? São redondas e do tamanho de nozes, com formato diferentes! E colocadas no chão, distantes um metro das outras, elas rolam para um centro comum e não param de rolar, até que todas estejam juntinhas... Se uma das pedras for colocada separada das outras, logo ela volta para junto das suas companheiras.

O segredo disso não é muito difícil de ser descoberto: Tais pedras são compostas de ferro magnético, e se atraem mutuamente pela força misteriosa do magnetismo.

Assim somos nós no Corpo de Cristo: cada um tem um formato diferente do outro, mas não deveríamos conseguir ficar distantes uns dos outros. Devíamos, isto sim, ser atraídos mutuamente pelo magnetismo do amor de Deus derramado pelo Espírito Santo em nosso coração!

Nós fazemos a comunhão acontecer quando...
Entendemos que a base da comunhão é a FÉ (v.13)
"Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formarmos um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito".

Fomos inseridos no Corpo de Cristo, simbolizado pelo batismo - e para que assim fosse, exercitamos a fé e por meio dela abraçamos a Jesus.
No Corpo de Cristo, todos temos esta peculiaridade: a fé em Jesus.

Devemos perseverar nessa fé - porque ela é a base da comunhão.

Agora, nós também fazemos a comunhão acontecer quando...
Aceitamos a diversidade de DONS E MINISTÉRIOS no Corpo (vs. 14-20/28-30)
Vs. 14 a 20 - "O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos.... Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo....E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo....Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?... De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade....Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?....Assim, há muitos membros, mas um só corpo".
Para igreja ser o que ela é e alcançar o mundo todo ela precisa ser bem viva, bem dinâmica!

Vs. 28 a 30 - "Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que tem dons de curar, os que tem dom de prestar ajuda, os que tem dons de administração e os que falam diversas línguas....São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres?...Tem todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?"
Você pode até não gostar de todos os ministérios (serviços) da igreja, mas você precisa admitir que todos os membros têm uma função e importância dentro do plano maior de Deus em salvar o mundo.

Nós fazemos a comunhão acontecer quando...
Entendemos que não existe membros DESONRADOS na família de Deus (vs. 22-23)
"Ao contrario, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,... e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial".

Sl. 16: 3 - Os santos são ilustres, notáveis diante de Deus.

Isso deveria nos levar a repensar nossos conceitos de "irmão mais fraco" - porque, embora fraco, ele não deixou de ser filho de Deus e se é filho de Deus, então é um príncipe e é nosso irmão!

Nós fazemos a comunhão acontecer quando...
Temos CUIDADO com a vida do nosso irmão (vs. 25-26)
"...a fim de que não haja divisão do corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros....Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele".
A Igreja é lugar de encorajamento, seja você um encorajador do seu irmão.

A palavra encorajadora tem um poder que você nem imagina, o rendimento de pessoas encorajadas, motivadas é impressionante! Então, seja um encorajador de irmãos!

Muita gente precisa de... de dinheiro, e fato, eu também. Hehehe! Mas muita gente está precisando mais que dinheiro: está precisando de um olhar, de um ombro, de um abraço, de uma conversa, de uma simples atenção.

CONCLUSÃO:
Irmãos, nós faremos a comunhão acontecer quando...
Entendermos que a igreja é formada por pessoas diferentes;
Entendermos que a base da comunhão é a fé;
Aceitarmos a diversidade de dons e ministérios no corpo;
Entendermos que não existe membros desonrados na família de Deus
Termos cuidado com a vida dos irmãos.

Se cada membro do Corpo de Cristo tomar estas iniciativas pessoais em sua vida, nós alcançaremos a comunhão em nossa igreja!
Quero terminar declarando isto: "Os crentes, para que se unam, é preciso que se amem; para que se amem, é preciso que se conheçam; para que se conheçam, é preciso que vão ao encontro um do outro".


4A CAIXA DE FERRAMENTAS DE DEUS
1 Coríntios 1.27-29

27 Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte.
28 Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, 29 a fim de que ninguém se vanglorie diante dele.

INTRODUÇÃO
Quase todo chefe de família tem a sua caixa de ferramentas.
Não tem que ser, necessariamente, uma caixa bonita, se de madeira, de ferro ou de plástico...

Mas quase todo homem tem, em casa, alguma coisa de ferramentas... um alicate, martelo, chave-de-fenda, etc.

Deus também tem a Sua caixa de ferramentas... ferramentas que Ele usa para realizar grandes feitos.
Mas, ao contrário do que podemos pensar, a caixa de ferramentas de Deus não contém ferramentas de encher os olhos...

Não, as ferramentas de Deus, como vamos ver neste texto, são ferramentas insignificantes para o mundo.

As ferramentas que Deus usa, do ponto de vista humano, são fracas, mas que nas mãos dEle, ah! realizam grandes obras.

Vejamos, neste texto, o que há na caixa de ferramentas de Deus.

...em primeiro lugar, na caixa de ferramentas de Deus, há:
1. COISAS LOUCAS
Chamo sua atenção para o v.27, onde lemos isto: “Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura”.
Por coisas loucas devemos entender coisas débeis, coisas fracas..., isto é, pessoas que não têm grande sabedoria em termos humanos...

Essas coisas loucas são pessoas que não têm condições materiais... são pessoas que não têm nenhum prestígio, nem um poder em si mesmas... são pessoas sem significância no mundo.
Sabe, quando a Bíblia diz aqui, que Deus escolheu as coisas loucas do mundo, a Bíblia está falando da insignificância das pessoas que Deus escolheu.
Deus escolheu as coisas loucas, escolheu as pessoas insignificantes, para confundir as que se acham alguma coisa.

Irmãos, irmãs, as ferramentas de Deus, portanto, não são pessoas que ostentam sabedoria, que ostentam conhecimento...

As ferramentas de Deus não são pessoas que estufam o peito, dizendo: “eu tenho status, tenho posição social, tenho experiência, ou tenho isso e aquilo...”.
Não, as ferramentas de Deus são coisas loucas... são pessoas fracas, mas que se colocam nas mãos do Todo-Poderoso Deus...

Então, Deus, com a Sua sabedoria e poder, as usam para fazer aquilo, que nem o mais sábio, nem o mais poderoso, nem o mais rico, conseguiria fazer...

E isso, a Bíblia diz, para envergonhar os sábios.

Deus está usando você, irmão? ...o Senhor está usando a sua vida como ferramenta em Sua obra?
Como ferramenta na edificação da célula? ...como ferramenta na edificação da família – a célula principal?

Essa parte da Bíblia revela: somos ferramentas de Deus, quando nosso eu, nosso nome, nossa capacidade, nossa sabedoria, nossa condição... quando tudo nosso se torna insignificante perante Deus...

Quando paramos de nos orgulhar do que somos, do que temos ou do que fazemos, e nos consideramos desprezíveis, pequenos, insignificantes, então Deus nos toma para a Sua caixa de ferramentas e nos usa.

Será que você está na caixa de ferramentas de Deus?

...em segundo lugar, na caixa de ferramentas de Deus, há:
2. COISAS FRACAS
Lemos no mesmo v.27: “e escolheu o que para o mundo é fraqueza
para envergonhar o que é forte”.
É o mesmo caso do ponto anterior, mas eu quero reforçar com a lembrança de que um Cristo crucificado era um absurdo.

Nada parecia ser mais fraco, nem mais vergonhoso, do que Cristo crucificado... não tem lógica, o Rei dos reis ser deitado numa manjedoura forrado de palha e morrer numa cruz entre dois malfeitores...

Mas Deus Se serviu do Cristo crucificado – do Seu Filho morto na cruz, para reconciliar consigo o mundo... foi por meio da morte de Jesus na cruz que fomos salvos!

Irmãos, Deus está dizendo pra nós: Suas ferramentas não são as pessoas fortes do mundo...
Não são as pessoas que se bastam a si mesmas... não são as pessoas que dizem: “Eu, eu sozinho, eu mesmo, eu posso... eu sozinho, eu consigo...”.

Não! As ferramentas escolhidas de Deus são as coisas fracas do mundo... são as pessoas que dizem: “eu não posso... eu não posso... eu não posso viver sem Ti, ó Deus!... eu não posso!”

Ou que então, dizem: “Eu só posso naquele que me fortalece!... porque se Ele não me fortalece, eu não posso!”

Irmãos, na lógica de Deus os fracos é que são fortes... (diz aí pra seu irmão).
Será que você está na caixa de ferramentas de Deus?

...em terceiro lugar, na caixa de ferramentas de Deus, há:
3. COISAS VIS, DESPREZÍVEIS E QUE NÃO SÃO
Agora, no v.28 está escrito: “Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é...”.
Na caixa de ferramentas de Deus há, aos olhos humanos, “coisas vis”, isto é, pessoas que aos olhos do mundo não são nada... não são nem significantes.

Os crentes eram tão desprezados na época de Paulo, que eles eram considerados como se nem existissem.

Mas essas pessoas, diz a Bíblia, Deus escolheu para reduzir a nada, aqueles que se acham muita coisa.

Há pessoas que se acham as tais... que se acham superiores, grandes, merecedoras de honra e glória, por causa das pequenas coisas que fazem...
Mesmo dentro da igreja, há pessoas que se julgam em mais vantagem sobre as outras... que se julgam superiores, porque (por exemplo) tiveram esta ou aquela experiência com o Espírito Santo.

Mas, irmãos, Deus não toma a nenhuma destas pessoas para a Sua caixa de ferramentas...

Lemos aqui no v.28, que Deus “escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é”.
Se o mundo reconhece e aplaude a sua performance espiritual... e você se deleita nesses aplausos, nesse reconhecimento, e diz: “Ah! eu sou eu... sou alguma coisa!”, veja que Deus escolheu o que é insignificante e que nada é para usar em Seus propósitos.

Por isso, Será que você está na caixa de ferramentas de Deus?

...e por fim, eis a razão por que Deus escolhe tais ferramentas, é:
4. PARA QUE NENHUMA CARNE SE GLORIE PERANTE ELE
É o que lemos no v.29: “a fim de que ninguém se vanglorie diante dele”.
Há muitas pessoas hoje que se gloriam da posição financeira que alcançaram, da posição social que conquistaram ou dos conhecimentos que adquiriram.

Muitos crentes se gloriam do dom de línguas... se gloriam de terem lido a Bíblia toda mais vezes do que os outros... se gloriam por praticarem o jejum, por fazerem vigílias de oração...

Muitos crentes se gloriam de sua própria espiritualidade...

Mas, de que valerá o seu orgulho diante de Deus? ...ninguém poderá se gloriar diante de Deus...

Portanto, eis o motivo porque Deus, em Sua sabedoria, escolhe as coisas loucas do mundo, e as coisas fracas do mundo, e as coisas desprezadas e que não são nada...
Nos ensina esse verso da Bíblia, que Deus as escolheu “a fim de que ninguém se vanglorie diante dele”.

Será que você está na caixa de ferramentas de Deus?

CONCLUSÃO
Deus tem a Sua caixa de ferramentas.
As ferramentas de Deus somos nós... uns são como a chave de fenda, outros como o alicate, outros são como os parafusos, e outros são como as buchas para os parafusos...

Mas, se Deus quiser apertar um parafuso, a chave de fenda não precisa ficar se gloriando, achando que somente ela é capaz de fazer isso.

Irmão, em se tratando de Deus, até a bucha pode apertar o parafuso... então, não se glorie.

É isso que diz o texto: Deus usa coisas “loucas”, coisas “fracas”, coisas “vis e desprezíveis”, coisas que “não são”, aos olhos humanos, para confundir, envergonhar, reduzir a nada aqueles que se acham o máximo.

Desta maneira, ninguém vai poder se gloriar diante de Deus, pois a capacidade humana nada pode realizar para Deus por si mesma, assim como uma ferramenta real não pode cumprir a sua função se não for usada por alguém.

5OS TRÊS DESEJOS PEÇONHENTOS DO CORAÇÃO
1 João 2.16

"Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo."

Introdução
Esse mesmo verso da Bíblia também é traduzido assim:
"Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo".

E uma tradução bastante antiga é: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo".

Agora, particularmente, eu aprecio muitíssimo, a maneira como os espanhóis traduziram esse verso.
Preste atenção; eles dizem: "porque todo lo que hay en el mundo--los deseos de la carne, los deseos de los ojos y la soberbia de la vida-- no proviene del Padre sino del mundo".
O que lemos como "cobiça" ou como "concupiscência", é traduzido na Bíblia espanhola por "deseos" ou "desejos", algo que a "Nova Tradução na Linguagem de Hoje", da Bíblia, procurou fazer.

Portanto, "a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida" ...esses são "maus desejos", desejos próprias da natureza humana pecaminosa.

Estou dando importância a isto, para anunciar sobre o que quero falar nesta noite. Quero falar de "Três Desejos Peçonhentos".

A tendência natural de todos nós é seguir aquilo que amamos e desejar aquilo que nos agrada.
Porém, se não nos precavermos, se não tomarmos cuidado, vamos correr o risco de cultivar em nós, desejos que são desordenados e fora dos limites estabelecidos por Deus.

Há coisas que são boas, legitimamente boas, mas sabe, "o excesso de coisas boas pode trazer resultados ruins e pecaminosos", o excesso de coisas boas pode ser venenoso, e muitas pessoas, por não verem excesso em seus desejos, têm-se entregado de tal modo a eles, que estão fazendo mal a si mesmas, a Deus e ao próximo.

Pois, então, esse texto da Bíblia, de 1 João 2.16, ele traz, com muita precisão, três dos desejos mais peçonhentos que existem dentro do coração humano.

...o primeiro desses desejos é:
A concupiscência da carne
Isto é: "los deseos de la carne" ou "os maus desejos da natureza humana".
Esses desejos da carne são marcados por práticas desvirtuadas em busca de satisfação do apetite sexual.

Essa "cobiça da carne", que o verso fala, essa "concupiscência da carne", são imoralidades de toda espécie de perversões que se possa imaginar.

Aprenda isto: a referência que esse verso 16 faz é a de uma vida sexual realmente desregrada, sem limites.
O indivíduo passa a ser escravo de si mesmo. É como se houvesse um monstro dentro dele, mais forte do que ele, convencendo-o constantemente a continuar satisfazendo seus apetites carnais que não possuem fronteiras.

O desejo pelo prazer carnal, a loucura pelo sexo, é tão desenvolvida hoje, que a Revista Época, há dois anos atrás, divulgou que nos anos 70 a primeira relação sexual ocorria aos 20 anos. E hoje está ocorrendo entre os 14 e os 16 anos.

Na mesma reportagem, a revista apresentou o caso de uma mocinha gaúcha, de classe média alta, que ao fazer 18 anos não ganhou um carro dos pais, ganhou a autorização para dormir em casa com o namorado. E a reportagem dizia: "Foi um presente e tanto".

Uma pesquisa realizada pela VEJA (no ano passado), constatou que 89% dos jovens brasileiros, irão se casar nesta última década, sem serem mais virgens.

O apetite pelo prazer carnal é tão excessivo que até já é possível comprar bonecas "Barbie" representando casais de namorados do mesmo sexo.

Sabe, os prejuízos disso são enormes: além da perda da reputação, do pudor e do caráter, perde-se a comunhão com Deus, porque esses desejos desenfreados da natureza humana, são pecaminosos.

E o pecado, conduz a alma para o inferno!
A Bíblia diz que "Os que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus" (Rm 8.8).

E no livro do Apocalipse está escrito: "...os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar deles é o lago onde queima o fogo e o enxofre..." (Ap 21.8).

Se você assistiu "A Casa do Julgamento", você viu como é terrível o inferno, e olha que aquilo foi somente uma representação, uma representação fraca e muito suave e limitada, do que realmente é o inferno.
Você não quer isto para a sua alma, quer?

Então você precisa tomar cuidado com esse desejo peçonhento que é a loucura pelo sexo, você precisa tomar cuidado com os desejos da carne.

E se tais desejos estão derrotando você, ouça: Essa situação pode ser mudada em nome de Jesus!
Na Igreja do primeiro século já havia homossexuais, lésbicas, pessoas transformadas pelo poder de Jesus.

É só observar o que o apóstolo Paulo escreveu à Igreja de Corinto. Ele disse: "Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais... os adúlteros, os homossexuais... não terão parte no Reino de Deus. [então ele disse] Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencerem a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus" (1Co 6.9-11). Aleluia!!

Não permita que um desejo peçonhento como esse, o desejo pelo prazer da carne, escravize você e arraste sua alma para o inferno. Há salvação para você, em nome de Jesus!

...agora, há um segundo desejo mau, peçonhento, apontado neste verso. É:
A concupiscência dos olhos
A concupiscência dos olhos, ou, novamente como dizem os espanhóis, "los deseos de los ojos" é o desejo intenso de adquirir bens materiais, é a ambição de comprar tudo o que atrai, a ambição de possuir, de adquirir coisas, de acumular coisas.
Essa ambição de ter as coisas leva a pessoa ambiciosa a fazer verdadeiras bobagens, e grandes bobagens... como aquele camarada que queria tanto um DVD, que vendeu a televisão prá comprar um. Pode?

É a cobiça dos olhos... a pessoa só contempla as vantagens terrenas: riqueza, fama e prazer, isso é tudo o que ela quer.

Mas é tolice correr desenfreadamente atrás daquilo que não trouxemos para este mundo. Numa das cartas do NT está escrito (1 Tm 6.7): "O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!".

Há pessoas que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro que juntaram para recuperar a saúde. Tolice. Não compensa.

Que contraste com Jesus, o Eterno Filho de Deus! A vida de Jesus na terra começou num estábulo emprestado e terminou num túmulo emprestado... nada era dEle!

Mas esse desejo excessivo por adquirir coisas é também conhecido como "avareza".
E essa pessoa que se apega demasiadamente às coisas materiais, inevitavelmente, é alguém que acaba se esquecendo de Deus.

Os olhos dessa pessoa não conseguem ver o vertical, de onde vem a salvação; ela somente vê o horizontal, o mundo e as coisas que nele existem.

Mas o primeiro grande mandamento de Deus já estabelece: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças" (Mc 12.30).
Quem deseja possuir, quem deseja adquirir os bens desta vida, está incapacitado de amar a Deus.

Porque os olhos de uma pessoa assim ficam saturados, voltados tão somente para as coisas terrenas: a riqueza, a economia... então, ela não consegue mais ver Deus em seu caminho.

Essa pessoa de olho gordo, não faz a entrega do dízimo, porque não entende o princípio do "daí e ser-vos-á dado", que Jesus ensinou... na casa dessa pessoa, se alguém bater à porta e disser: "Uma esmolinha, por favor", ela grita lá de dentro: "Ótimo! Deixe por debaixo da porta".

Amado, se você tem esse desejo excessivo por dinheiro, essa ambição de ter coisas, de adquirir coisas e comprar tudo, a Bíblia diz isto: "...o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos" (1Tm 6.10).

Certa ocasião, Jesus perguntou aos discípulos: "O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?" (Lc 9.25).
Olhe, a verdadeira riqueza é a presença de Deus em nós. Deseje Deus, busque a Deus... somente assim você estará seguro e terá salvação eterna!

Você quer? ...então renuncie à cobiça dos olhos, renuncie o "olho gordo" e muitas vezes maior que o bolso, renuncie e deixe-se dominar pelo Espírito de Deus. Amém?

...e o terceiro desejo peçonhento, que esta parte da Bíblia revela, é esse:
A soberba da vida
A soberba é o desejo de posição. É querer estar acima de todos.
E este tem sido um dos piores e mais demorado de todos os males a morrer no homem: o orgulho, o egoísmo.

O orgulho é uma flor que cresce no pântano de satanás. Ele se encheu de soberba, ficou cheio de si e desejou ser maior do que Deus.

A pessoa que faz de tudo só para se promover, que faz de tudo só para ser elogiada, que faz de tudo só para receber parabéns, é tão orgulhosa quanto Satanás, e tem se tornado "deus" de si mesma.

Ouça: esse desejo é veneno mortífero!
Uma garotinha de dez anos voltou da escola toda agitada. Tinha sido eleita "a menina mais bonita da turma". Estava mais agitada ainda, quando voltou da escola no dia seguinte. A turma a elegera "a garota mais popular". Mas aí, alguns dias depois, quando comunicou que havia ganho um terceiro concurso, ela estava um tanto murcha. "Que foi que elegeram você desta vez?", perguntou sua mãe. "A mais orgulhosa", disse a menina...

O livro de Provérbios, na Bíblia, diz que "O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça".

Portanto, tenhamos cuidado: Gente grande e pequena, passa vergonha e morre, por causa do orgulho.

Agora, uma grande virtude em nossas vidas, é quando sentimos que somos o maior de todos os pecadores e o menor de todos os santos. Quando temos o próximo sempre superior a nós, isto sim, é uma bênção!

Você somente será feliz, somente será bem-aventurado, se for pobre de espírito.
No Sermão da Montanha, Jesus declarou isto: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus" (Mt 5.3).

Ser "pobre de espírito" significa reconhecer que você não possui em você mesmo qualquer auto-suficiência, mas que depende do poder e do favor de Deus para poder entrar no Reino dos céus.

Portanto, se você é orgulhoso, auto-suficiente, cheio de si mesmo, a Bíblia diz: você não herdará o Reino dos céus.

Mas se você abrir mão do seu orgulho, se você descer do seu palanque de glória, se você renunciar ao seu ego, e confessar com sua boca: Jesus é o Senhor, o Reino de Deus será seu.

Você quer? ...então terá que fazer isto logo. Hoje tem salvação para você, em Jesus! Aleluia!

Conclusão
"...a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida" , são três desejos peçonhentos, venenosos... "não provém do Pai, mas do mundo" ...são desejos maus que nada tem a ver com Deus.

Se você guarda-los, você não será guardado... se você fortalecer esses desejos, você será enfraquecido... Se você preservar esses desejos peçonhentos no seu coração, você não vai ser preservado.

Quero concluir lendo o verso seguinte, o v.17: "O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre".

Que Deus nos liberte desses três desejos peçonhentos e que cada um de nós seja controlado pelo Espírito Santo.

Amém.

7A MÃO DE DEUS
1 Pedro 5.5-7 

“…Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.

Introdução
O v.6 fala da mão de Deus.

QUE SIGNIFICA A MÃO DE DEUS?
A mão de Deus é a mão protetora, é a mão que abençoa. É a mão do Pai que ama a seu filho e que o guia pelos caminhos corretos.

Um pai, em seu verdadeiro juízo, não deseja que algo ruim ocorra a seu filho, por isso, procura levá-lo pelos caminhos corretos, pelos caminhos em que não se ache nada em que o filho possa tropeçar, cair e se perder.

O filho, então, tem essa sensação de paz e de tranqüilidade: ele caminha por lugares em que nunca andou, mas confia na mão do pai que o segura e guia.

Amado: o Senhor está falando em Sua Palavra, esta noite, da potente mão, da poderosa mão de Deus – mão que nos segura e dá proteção.

E o que o Senhor diz, nesse v.6, é que nós devemos ser humildes e nos submeter debaixo da poderosa mão de Deus. Amém?

E quando Deus fala dessa sujeição, desse nosso humilhar-se debaixo da sua poderosa mão, o Senhor está dizendo: “confie em mim, porque com minha poderosa mão Eu sei o que faço, Eu cuido de você”.

Ah! Um dos resultados de estar segurado pela mão de Deus é que a gente não tem ansiedade, não tem aquela preocupação desnecessária com as coisas…

Como diz essa parte da Bíblia: toda a ansiedade é lançada sobre o Pai, enquanto ficamos livres, porque Ele sabe o que fazer.

Numa cidade, dessas de transito intenso com carretas, ônibus, carros e motocicletas num vai-e-vem medonho, um pai procurava atravessar uma avenida, segurando a mão da filha de sete anos. Depois de alguns minutos de espera e de decisão, se dava ou se não dava para atravessar, o pai pode chegar ao outro lado da avenida tendo sempre a filha segura em sua mão. E depois de feita aquela atravessia, a garotinha comentou: “Papai, aquele edifício ali, tem 10 andares. Eu contei direitinho!”

Como a meninazinha conseguiu essa despreocupação, visto o perigo da rua e dos carros? …ah! Ela estava segura na mão do pai!

É assim que pode se dar conosco também: longe de ficarmos ansiosos, afobados, com medo de atravessar uma situação ou de passar por uma dificuldade, nós podemos desfrutar de paz, quando nos colocamos debaixo da mão de Deus. [quantos dizem “amém”?]

Então veja, é isso que significa a mão de Deus: aquele que se coloca humildemente debaixo da poderosa mão de Deus, a Bíblia diz, esse será honrado no tempo certo, será exaltado no tempo devido.

Amado: Todos nós, muitas vezes, passamos por circunstancias, em que necessitamos confiar nessa mão protetora de Deus.

Por isso o Senhor nos diz: “Não temas. Eu te levo. Eu te tomo por minha mão direita e não te deixarei até que chegue e tenha contigo aquilo prometi fazer.” Aleluia!

Hoje, você fará a coisa certa, se humildemente, colocar-se debaixo da poderosa mão de Deus!

Agora…
COMO OPERA A MÃO DE DEUS?

Diz a Bíblia, aqui no v.6, que para sermos honrados, pela mão de Deus, no tempo certo ou exaltados no tempo devido, é preciso que nós nos sujeitemos humildemente debaixo da mão de Deus.

Então, a mão de Deus para operar em nossa honra, em nossa exaltação, precisa que estejamos dispostos a nos agarrar nela.

E nem eu nem você, deveríamos encontrar dificuldade para nos agarrarmos à mão de Deus e nos humilharmos debaixo dela, ainda que pareça que Deus não esteja fazendo nada.

Porque, amado, Deus é Deus. Se a mão dEle tem tomado a sua e tem se agarrado à sua, é porque Deus tem proposto levar você ao outro lado da avenida, em completa segurança, a fim de cumprir na sua vida o propósito que Ele tem planejado para você em Cristo Jesus! Aleluia.

Deus está dizendo para que você não tema, para que não esteja ansioso… Ele está dizendo para você esperar, confiar nEle, porque Ele é o teu Pai amoroso, e mesmo que te tenham deixado pai, mãe, tios, avós, esposo, esposa, mesmo que estes te tenham abandonado, Deus lhe está dizendo: “Eu sou teu Pai que te ajuda, eu sou teu pai que te sustenta, sou teu pai que te guia! Me passe toda a sua preocupação, pois Eu cuido de você!”.

Oh! Amado: talvez você esteja ansioso esta noite, talvez tenha passado a semana cabisbaixo, pensativo num problema, preocupado com alguma situação, com alguma coisa…

Mas eu te digo: A mão de Deus se manifesta quando há sujeição… Quando nos humilhamos debaixo da poderosa mão de Deus, a mão de Deus trabalha! A mão de Deus se move a nosso favor! [Aleluia!]

Para Moisés, Deus disse: “…Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor?”. (Nm 11.23). E o profeta Isaías anunciou: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar…”.

Pois diga isso à coisa que lhe causa ansiedade, diga a seu problema, diga ao gigante que se levantou na sua vida; diga a seu fantasma, ao seu medo, às suas dúvidas, diga à eles: “Acaso se tem encurtado a mão de Deus? Acaso se tem limitado o poder de Deus?”.

É claro que não! …a mão do SENHOR não está encolhida!

Quando você se humilha debaixo da poderosa mão de Deus, a Bíblia diz no Salmo 23, que você estará comendo em frente dos seus inimigos e numa outra parte, a Bíblia diz que seus inimigos não te poderão tocar. Aleluuia!

Diz o Senhor, (Sl 91:7): “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido”.

Deus não disse que vai tirar os teus inimigos. Deus não disse que você vai viver sem problemas…

Não! O que Deus diz é que você se sentará a comer, que estará debaixo de provisão, que estará debaixo de cuidado, em meio dos inimigos, mas que eles não te poderão tocar! O Sl 23 diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda”.

Ouça: Deus é um Deus de amor, a característica dEle é exaltar o homem no tempo devido; é honrar no tempo certo… a característica de Deus não é castigar, porém, quando Ele castiga, castiga. A Bíblia até diz: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”! (Hb 10.31).

Mas quando Deus diz para você que sua mão é confiável, realmente é confiável. A mão de Deus te levará a todo o bem. A mão de Deus estará contigo. Ele quer o teu bem!

Oh! Escute isto: Este já não é mais um tempo de críticas, já não é mais tempo de falar coisas que desanimam, já não é mais tempo de queixa, já não é mais tempo de falar dos outros… agora é tempo de falar de benção; é tempo de dizer: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar…”.

Então, a fim de ser honrado por Deus, comece a mudar a sua linguagem, comece a mudar a sua maneira de falar: Se você falava desgraça, se falava de medo, de preocupação, de ansiedade, agora fale palavras de fé.

Não propague pânico, não propague ansiedade, propague que o braço de Deus não está encurtado, não está encolhido, e que Deus não se esqueceu de você, nem de sua casa. Amém?

Agora, quais são os…
RESULTADOS DE ESTAR DEBAIXO DA PODEROSA MÃO DE DEUS?

Aqui em 1Pd 5.6, diz que a mão de Deus nos promove, nos exalta. Está escrito: “ele te exaltará” .

Ouça, se humilhando debaixo da poderosa mão de Deus, fazendo isso, tarde ou cedo, você alcançará posição de honra, você será exaltado.

O Senhor diz que te exaltará, ainda que você seja débil, ainda que não tenha forças, mas porque você está segurado pela mão de Deus, Ele te exaltará!

Agora, no reino de Deus, para ser promovido, muitas vezes ocorre alguns passos para atrás.

Foi assim com a vida de José quando Deus lhe deu uma visão de liderança. Os irmãos, tiveram José por louco, mas cheios de inveja, o venderam. Depois, José até chegou a ser colocado num poço e a vida dele foi perdendo o brilho. Parecia que o propósito de Deus não iria se cumprir.

Mas, quando parece que o filho de Deus andou para atrás, é quando ele está para ser exaltado por Deus.

Daniel também experimentou isso. O rei Nabucodonozor proibiu a adoração a Deus e decretou que sua própria estátua fosse cultuada.

Mas Daniel era temente a Deus e orava três vezes por dia. E por causa disso foi lançado na cova de leões, de leões ferozes, ferozes e famintos… parecia o fim de Daniel…

Porém, o Senhor o tirou de lá; Deus levantou Daniel da cova, mas humilhou o rei… porque Deus promove, Deus levanta aqueles que se humilham debaixo de sua poderosa mão e Ele envergonha os inimigos dos seus filhos… Como diz o Sl 23: Deus põe uma mesa para seus filhos na presença de seus inimigos.

Portanto, ouça: quando você se coloca debaixo da mão de Deus, ainda que pareça que você andou para atrás, é porque você vai ser colocado adiante, é porque chegou a hora em que Deus te exaltará.

Então, ainda que pareça que o seu sonho, a sua visão esteja demorando se cumprir e parece que você andou para atrás, ouça o que o Senhor te diz: “Eu vou te exaltar na presença de teus inimigos”.

Conclusão
Deus tem um projeto para a sua vida. Deus criou você para um propósito!

As vezes, alguns de nós, tem escutado certos pais, num acesso de ira, dizendo a seus filhos: “não te desejamos, você é um simples acidente, você veio a este mundo, mas não te desejamos, não estávamos preparados” e uma dor profunda brota no coração de um bebê, de uma terna criatura.

Mas não estamos neste mundo por acidente! Amém?

Seus pais não tiveram um acidente, a verdade é que você está aqui porque Deus quis, porque Deus desejou. Portanto, você não nasceu por casualidade; você nasceu porque Deus tinha um propósito contigo. Deus tem um plano para te colocar numa posição de honra!

Humilhe-se, pois, debaixo da poderosa mão de Deus e você será exaltado em tempo oportuno!


8QUANDO DEUS FALA DE MIM
1 Samuel 16:11-13 e Salmo 89:20-29
 
“Jessé levou sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: “O SENHOR não escolheu nenhum destes”. 11 Então perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem?” Jessé respondeu: “Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. Samuel disse: Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar”. 12 Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o SENHOR disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”.
 
“Encontrei o meu servo Davi; ungi-o com o meu óleo sagrado. 21 A minha mão o susterá, e o meu braço o fará forte. 22 Nenhum inimigo o sujeitará a tributos; nenhum injusto o oprimirá. 23 Esmagarei diante dele os seus adversários e destruirei os seus inimigos. 24 A minha fidelidade e o meu amor o acompanharão, e pelo meu nome aumentará o seu poder. 
25 A sua mão dominará até o mar, sua mão direita, até os rios. 26 Ele me dirá: ‘Tu és o meu Pai, o meu Deus, a Rocha que me salva’. 27 Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra. 28 Manterei o meu amor por ele para sempre, e a minha aliança com ele jamais se quebrará. 29 Firmarei a sua linhagem para sempre, e o seu trono durará enquanto existirem céus”.
 
Introdução
Estes dois textos da Bíblia nos falam sobre Davi... o mais impressionante é que Deus mesmo olhou para Davi e disse: “É este! Levante-se e unja-o”.
O que é que faz com que Deus veja uma pessoa e diga: “É esta, vou ungí-la!”?
 
O que é que faz com que Deus busque uma pessoa e exclame: “Esta é a pessoa que eu escolho para o sonho grande que desejo realizar!"? ...o que faz com que Deus fale assim de uma pessoa? 
 
O que nós falamos de Deus é muito comum, mas o que Deus fala de nós é diferente... é especialíssimo, o que Deus fala de nós se reveste de alta significação.
No Salmo 89, Deus está falando e elogiando Davi. 
 
Várias vezes, encontramos comentários que Deus mesmo fez de Davi. Numa parte Deus chama Davi de “meu servo”, depois “ungido”... até que no v.28, Deus declara: “a minha aliança com ele [Davi] jamais se quebrará”.
 
O próprio Davi deve ter chegado a se perguntar: "Oh! Deus, quem sou eu para merecer do Senhor tantas promessas?”
 
Mas Deus estava buscando um homem para uma tarefa específica e achou Davi! 
No primeiro livro do profeta Samuel, logo no começo do capítulo 16 (v.1), lemos de Deus interessado em estabelecer um novo rei sobre o povo de Israel...
 
O sonho de Deus era levantar um novo rei para aquela nação, então, Ele mandou o profeta Samuel ir à Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, porque diz: “eu escolhi um dos filhos dele para ser rei” – “Eu tenho um sonho”, disse o Senhor, “e um dos filhos de Jessé, Eu escolhi para cumprir o meu sonho”.
 
Note isto, Deus dizendo: “escolhi um dos filhos dele”, um com características específicas, um com características diferenciadas, que atendem às exigências divinas.
 
Amados, Deus busca homens e mulheres com características específicas, sobre as quais Ele possa dizer: "É ele, unjam a este homem" ou "É ela, unjam a esta mulher". 
 
Então, o que faz com que uma pessoa seja escolhida de Deus? 
Diz a Palavra que “...muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” (Mt 22.14).
 
Que características, pois, Davi possuía para que pudesse ser escolhido por Deus?
 
O Espírito do Senhor me levou a perceber aqui neste texto, as seguintes características de Davi:
 
...primeira:
DAVI FOI UM HOMEM COM FORÇA DE VONTADE 
Nunca, coisa alguma, desanimou Davi... 
Quando Davi dizia: “Vou fazer uma coisa”, ele fazia! ...quando Davi viu um leão, ele disse: "Eu vou matar esse leão"... quando Davi viu um urso, ele disse: "Eu vou matar este urso"... quando Davi viu um gigante, ele disse: "Eu vou matar este gigante"... quando Davi viu a Abigail, ele disse: "Essa vai ser a minha esposa"... quando Davi viu a Bateseba, ele disse: "Eu quero essa mulher". 
 
Para o bem ou para o mal, Davi tinha força de vontade... então, Deus teve que tratar com as decisões e a força de vontade de Davi. 
 
Mas era ele, exatamente ele, a pessoa que Deus estava buscando para cumprir o Seu sonho. 
 
Força de vontade é uma característica que Deus busca naqueles que vão realizar Seu sonho.
Durante anos - especialmente em nosso país – nós recebemos uma educação baseada em nossos pontos fracos, em nossas debilidades... 
 
Desde cedo, todo mundo repetia para nós: "Você tem que reforçar o que não sabe fazer direito... o que você não sabe fazer muito bem, você precisa aperfeiçoar".
 
Então, os nossos pontos fortes, o que sabemos fazer, o que fazemos bem, sempre era posto de lado... nunca era enfatizado. 
Por exemplo, na escola, você não gostava de matemática... (acertei?) ...mas gostava de música ou de história... e o que te diziam? "Você tem que estudar matemática, porque anda mole, fraco". Davam ênfase à seu ponto fraco, e não à seu ponto forte. 
É por isso que terminamos sendo medíocres em tudo, sem pontos fortes desenvolvidos ou aperfeiçoados! 
Quantas pessoas sabem um montão de coisas, mas tudo mais ou menos? Você pergunta pra elas: “Sabe de História?”, e elas respondem “um pouquinho”... – “Sabe de Artes?” e elas dizem: “um pouquinho”. – “Sabe de Geografia?” – “Um pouquinho!” – “Sabe de Matemática?” – “Um pouquinho!” – “Sabe de Língua portuguesa?” – “Um pouquinho!”
 
Nossa educação não visa desenvolver o que sabemos... não visa aperfeiçoar o que fazemos de melhor... então nos tornamos pessoas medíocres... pessoas tão comuns que até o senso de auto-estima, não é alto é baixo, pequeno e tacanho...
 
Mas há algo bom em você que tem que ser desenvolvido! Amém?
 
Como podia Davi, ainda tão jovem, e resolvido a vencer um gigante? ...por que ele não tinha medo? 
Davi não tinha medo, porque ele sabia em que era bom... Davi sabia manejar um estilingue como ninguém... ele conhecia as suas capacidades. 
 
Quando Saul, ofereceu pra ele, uma armadura para enfrentar o gigante Golias, Davi não aceitou a armadura, porque disse: "Eu sei em que sou bom; eu sei o que faço de melhor".
 
Em que atividade você é bom? ...qual é a sua habilidade pessoal? ..que coisas você sabe fazer tão bem e faz como ninguém? ...qual é o seu dom predominante? 
 
Diga à pessoa a seu lado: tenha auto-estima... “valorize o que você tem, você é um ser, você é alguém, tão importante para Deus!” Aleluia! [aplauso]
 
Então não se acanhe, não se constranja... naquilo que você é bom, divulgue pra todo mundo, porque ninguém faz isso como você!
 
Mas os comentários dos outros te desanimam? 
Então, seja como Davi: tenha força de vontade, anime-se! 
 
Aprenda a ter vontade firme, porque somente alguém que possui vontade firme, é que pode alcançar o sonho de Deus.
 
Davi, desde muito cedo, foi uma pessoa de vontade firme, e Deus o escolheu para trazer Seu sonho à realização.
 
Amados: Deus está buscando homens e mulheres de vontade firme. 
Por isso, é preciso que você comece a descobrir quais são os seus pontos fortes: quais são as coisas que você faz bem e seja persistente nisso. 
 
Você deve declarar: "No que eu sei fazer de melhor, serei um especialista... e naquilo em que eu não me saio bem, eu deixo de lado - porque serei tão bom nisto que ninguém se importará com nada mais".
 
Davi era garoto ainda quando enfrentou o gigante... mas ele se apegou no que sabia fazer de melhor e venceu o gigante... e, ninguém ficou falando da pouca idade de Davi, ou do despreparo dele em usar a espada, ou em vestir a armadura...
 
Não! Com a sua força de vontade, Davi venceu o gigante e todas as opiniões contrárias a ele... a pessoa que desenvolve uma vontade firme, ela se torna invencível. 
 
Amado, naquilo que você faz de melhor, seja um especialista.
Se você tem unção para ensinar, ensine com a excelência da unção que te caracteriza para ensinar. 
 
Se você tem unção de adoração, unção pra tocar instrumentos ou para levantar a voz em cânticos, ministre de modo a que todos toquem os céus com as mãos. 
 
Se você tem unção para interceder, interceda com a unção que te caracteriza, porque cada oração que fizer, Deus te responderá. 
 
Amado, trabalhe! ...busque aperfeiçoar o seu ponto forte, cresça na unção que Deus te tem dado!
 
Obviamente, chegará um momento de provação, um momento de pressão... um momento em que você será tentado a desistir...
Imagino Davi escutando seus irmãos: “Volte pra casa Davi... você não tem idade para isso... você não é bom nisso... você não entende de nada disso, volta pra casa, desista...”.
 
Mas se você tiver força de vontade, também terá chegado o momento em que irá dizer: “É tarde para que eu fique desanimado, tenho vontade firme, não vou me deter, não vou desistir... tomei uma decisão e vou até às últimas conseqüências porque sou uma pessoa de vontade firme". Glória a Deus? [aplauso]
 
Jesus revelou aos discípulos que ia morrer e que era necessário que sofresse muitas coisas, e Pedro falou pra Ele: "Senhor, que isto não te aconteça". Jesus respondeu: “Para trás de mim, Satanás!”
Jesus tinha vontade firme.
 
Em uma oportunidade, o apóstolo Paulo tinha que ir a Jerusalem e o Espírito Santo falou pra ele: "En Jerusalén habrá tribulaciones y prisiones". 
 
Um discípulo advertiu que o Espírito Santo estava dizendo para que Paulo não fosse a Jerusalem: "No tenés que ir porque te van a apresar". Mas Paulo lhe respondeu: "La verdad que yo de ninguna cosa hago caso, ni siquiera estimo mi propia vida, lo único que me interesa es acabar la carrera que Dios me dio con gozo, hacer el ministerio para el cual Dios me llamó ".
 
Se você é uma pessoa de vontade firme, não haverá nada e nem ninguém que te impeça na vida, não haverá um problema econômico, não haverá uma enfermidade, nem os comentários que os outros façam irão impedir você, porque você é de vontade firme e Deus está buscando homens e mulheres com essa característica. 
Li a história de uma tenista que desde garotinha, havia se preparado para o torneio de Wimbledon. Quando chegou o grande dia ela jogou e perdeu. Os familiares, então, correram ao vestuário, pensando que iriam encontrá-la chorando, angustiada, querendo largar tudo, falando que sua carreira tinha terminado, porque havia se preparado toda a vida, mas quando jogou, perdeu. Então, quando a tenista chegou ao vestuário, ela dava sôco nas paredes, nas portas e gritava: “Não vejo a hora de chegar o próximo ano, porque aí eu vou ganhar. Admito que fui mal hoje, mas eu posso ganhar... por isso, estou desesperada para que chegue o próximo ano e eu serei a campeã". 
 
Essa mulher pôs seus olhos no seu ponto forte e não no fraco, por isso ela se levantou rápido... ela pensou: "Tenho me preparado por toda a vida para jogar tênis, como vou desistir agora?"
 
Eu quero dizer que você está sendo formado para conquistar o sonho de Deus... então, não desista, não pare na metade do caminho, não seja medíocre, siga adiante porque você alcançará o sonho de Deus!
 
...uma segunda característica que o Senhor ministrou ao meu coração, é que:
2- DAVI ERA RÁPIDO PARA RESOLVER CONFLITOS
Davi não ficava remoendo os problemas. 
Ele disse: "Há um gigante que está desafiando o povo de Israel... não fiquem aí sentados, levantem-se e façam alguma coisa". 
 
Quando vinha um leão ou um urso, Davi sabia que tinha que atuar rapidamente, porque se não ficava sem ovelhas... ele era um homem que fazia as coisas rápido!
 
Diga depois de mim: Eu tenho que resolver meus problemas rapidamente.
 
Às vezes, nós damos muitas voltas em torno de um problema – especialmente dos pequenos.
Por coisas insignificantes fazemos uma confusão impressionante. Um dos profetas dizia: "Si corriste con los de a pie y te cansaste, cómo harás en la espesura del Jordán".
 
Isto é, se por uma pequena coisa você já se cansa... se por uma bobagem você logo explode, logo se estressa, então, como você se sairá no cumprimento do sonho de Deus? ...você ficará de pé? 
Nós sofremos da síndrome do chiclete. 
O chiclete representa o problema: algumas pessoas fazem bolas com ele... outras esticam o chiclete... outras repartem o chiclete com outra pessoa, esticando-o o mais que podem...e outras há que amassam o chiclete.
 
A conclusão é a seguinte: diga-me como você masca o chiclete e eu direi como você resolve os seus problemas. 
 
Há pessoas que ficam cheias com os problemas, tão cheias como a bolha de chiclete, até que estouram... outras repartem o problema com meio-mundo... e outras ficam amassando, por anos, aquele problema. 
 
Eu não vou esticar meu problema como um chiclete, porque do contrário não serei elegido por Deus.
 
Quero ser como Davi, uma pessoa rápida em resolver conflitos.
 
Quero lhe dar uma dica: se você enfrenta um problema, você não deve ficar perguntando: “Oh! Deus, por que esse problema? ...por que logo eu? ...ou, por que justamente agora?”
Não, o que você deve fazer é dizer a Deus: “Senhor, necessito de uma experiência espiritual mais profunda contigo". 
 
Ao enfrentar um problema, toda pessoa deveria dizer rapidamente: “Senhor, dá-me uma experiência espiritual maior".
 
Porque, em meio a maior crise de sua vida, você pode ter a maior vitória em Deus. Aleluia!
 
Talvez, você acredite que terminou tudo, que perdeu todos os sonhos de Deus... mas se você tiver uma experiência espiritual com Ele, Deus te dará sua maior vitória!
 
...e a terceira característica que levou Deus a escolher Davi, é que:
3- DAVI ERA RÁPIDO PARA ARREPENDER-SE E MUDAR 
Deus gosta que sejamos rápidos em nos arrependermos e mudarmos... essa era uma das coisas que Deus mais admirava em Davi. 
Quantas vezes Davi se equivocou? Muitas vezes, mas Deus gostava de olhar para Davi e dizia: "Este homem se equivoca, mas é rápido em se arrepender, ele é rápido em fazer uma mudança em sua vida".
 
Não permita que o pecado dure muito tempo em sua vida. Quando você não age rápido frente ao pecado, ocorrem duas coisas:
A solução se afasta; 
E o pecado cresce e te domina. 
 
Mas, por que há tanta gente que sabe que está em pecado, que está sofrendo, mas ainda assim não muda de jeito, não muda de vida? 
É porque, pecando, elas conseguem um beneficio secundário, uma compensação, uma espécie de gratificação... Ora, ninguém gosta de viver em sofrimento, a menos que exista uma gratificação, uma compensação. 
 
Nós, seres humanos, fazemos todas as coisas por duas razões: ou para obter felicidade ou para fugir do sofrimento.
As pessoas se casam para ser felizes... e muitas se divorciam porque querem sair da dor, querem fugir do sofrimento. 
 
Deus nos conhece bem... Ele sabe disso... 
Então, a primeira coisa que Deus faz é sarar nosso mundo emocional; porque disse: “Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria”.
 
E para isso, Deus nos confronta... porém, quando Deus te confronta com algo que você está fazendo de errado, não se esconda, mas seja rápido em solucioná-lo, como Davi. Se você fizer assim, você terá a vitória.
 
Os filhos de Deus não vão atrás de gratificaçõeszinhas, senão atrás de vitórias maiores.
Sabe, você não foi criado para ser gratificado... você está destinado a ter vitória em Jesus Cristo.
 
Porque Jesus, ao morrer na cruz, estava te libertando, estava te tirando de uma vida de prostração, estava te tirando de uma vida de culpa, de condenação... Jesus estava te tirando da cova...
 
Mas se você busca por gratificação temporária, você está abortando o sonho de Deus para a sua vida. 
 
O que você está fazendo errado? 
Se não quer abortar o sonho de Deus, então você terá que renunciar a toda forma de gratificação.
 
Deus não dará migalhas para você... se você pedir a Deus por uma experiência mais profunda com Ele, Ele te ajudará a viver uma experiência de vitória total.
 
Davi era um homem bom que fazia coisas más, como nós, que por pequenos benefícios secundários e gratificações, nos afastamos do sonho de Deus.
 
Mas Deus não escolheu Davi por ser perfeito... Deus escolheu Davi por causa das atitudes que ele tinha em meio da dor, das pressões, das provas, das tentações, e do pecado. 
 
Talvez você tenha errado muito até o dia de hoje, mas ouça isto: Deus não te rejeita... Deus não te diz: “Aqui terminou”. Não, o que Deus te diz é: “Segura a minha mão e alcançaremos o propósito do nosso coração!”
 
Conclusão
EU QUERO QUE DEUS FALE DE MIM.
Para isto, devo possuir estas características:
Ser uma pessoa de vontade firme... 
Ser rápido para resolver problemas... 
E rápido para me arrepender e mudar!
 
Ministração
Não dê mais volta em torno do seu problema... qualquer que seja seu problema, diga esta noite: “Basta!”
Davi se deu conta de que não podia contar com nenhuma pessoa à sua volta, e em outro momento, disse: "também pouco posso contar comigo mesmo, porque, por uma pequena gratificação, tenho abortado o sonho de Deus”. 
 
Porém, houve um dia em que Davi entendeu, que somente podia confiar em Deus e depender dEle. 
 
Hoje à tarde, Deus ministrou uma palavra ao meu coração. Deus sabia que pessoas como você, estariam aqui esta noite. Então, Ele me entregou uma palavra para abençoar o seu coração... o Senhor me disse: que, quando você depender somente dEle, as coisas irão mudar para você... 
Eis o que eu recebi no meu espírito da parte do Espírito de Deus: “Filhinho meu, filhinha minha, Eu não te rejeito, diz o Senhor. Você é uma pessoa criada a minha imagem e semelhança, você é boa e eu te farei alcançar os sonhos que há em meu coração”.
 
Portanto, nesta noite, eu disse, nesta noite, Deus quer te dar uma experiência espiritual mais profunda com Ele... Deus quer te levar a níveis mais altos, subir aos montes. 
 

9A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Atos 1:8

Introdução:
Quero agora falar sobre um assunto especialíssimo: a unção do Espírito Santo.
Em 1Jo 2.20 lemos a respeito da unção. Está escrito: "Porém sobre vocês Cristo tem derramado o Espírito Santo, e por isso todos vocês conhecem a verdade".

A unção é um derramar de Deus... é quando o Espírito Santo, com o Seu poder, vem numa medida generosa, sobre aqueles que crêem.

Receber a unção do Espírito Santo é a experiência de se receber um revestimento de poder.
Como lemos em Lc 24.49, Jesus fazendo promessa aos discípulos, Ele disse: "...esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês". Unção é o derramar desse poder que desce de cima.

Unção é também como um batismo com fogo.
A palavra "batismo" sugere "mergulho", onde a pessoa é envolvida pela glória de Deus, é preenchida.

Essa unção do Espírito Santo na vida do crente, significa a plenitude do Espírito possuindo a plenitude do homem.
Ninguém pode ser 100% feliz na vida ministerial se não for cheio do Espírito Santo.

E para quem é a unção do Espírito Santo?
É para todos os que são crentes em Jesus! Em Atos 2:39 está escrito: "Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, o nosso Deus, chamar". Aleluia!

E qual o propósito da unção?
Lemos algo revelador em At 10.30.

Jesus foi ungido com o Espírito Santo e, aí, diz a Bíblia que Ele "...andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele".

Esse é o propósito da unção: Capacitar o crente com um poder tal, que ele ande também por toda a parte, fazendo o bem e manifestando o poder sobrenatural de Deus.
Você deve receber a unção de Deus, porque a unção do Espírito Santo visa uma atuação sua, de maneira útil, na obra de Deus.

Você deve receber esta unção porque ela é necessária aos servos de Deus; a unção capacita o crente para um testemunho poderoso de Jesus... como está escrito em Atos 1.8: "...quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra". Oh! Glória!

Quando estamos cheios do Espírito Santo, cheios da unção do Alto, somos ousados, corajosos, intrépidos... o mundo das trevas nos identifica e treme.
A unção é uma poderosa arma contra o diabo... é um revestimento de poder completo.

E esse poder, essa unção é necessária.
Você sabe que para se tornou um cristão, um crente em Jesus, você teve que nascer do Espírito de Deus.

Pois, para você viver como cristão, que cresce e dá frutos, você precisa ser guiado pelo Espírito Santo... É através do Espírito Santo que somos levados a um plano de vida sobrenatural.

Na história da Igreja, no decorrer do tempo, muitos receberam a unção de Deus, mas não aproveitaram esse presente, não fizeram uso desse dom.
Mas hoje, vivemos um tempo profético, no qual Deus promete derramar do Seu Espírito sobre toda a carne e a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como águas cobrem o mar (Is 11.9). Amém? (aplauda ao Senhor)

Quando você recebe a unção do Espírito Santo, algumas coisas acontecem com você... a unção resulta no seguinte:
Você ganha mais sensibilidade contra o pecado (João16: 8)

Você tem mais interesse em viver uma vida que glorifica a Jesus (João 16:13-14 Atos 4:33)

Você pode ter visões da parte do Espírito, como João na Ilha de Patmos, que foi arrebatado em espírito e pode ouvir uma grande voz como de trombeta e ver o sobrenatural;

Com a unção, foi pode fluir na manifestação dos dons espirituais, porque o Espírito Santo "Ele dá diferentes dons para cada pessoa, conforme ele quer". (1Co12.4-10).

Na unção, você também tem um maior desejo de orar e de interceder (Atos 2:41-42, Romanos 8:26).

Sabe, o Espírito Santo foi à única fonte de poder no ministério de Jesus.
Foi a unção de Deus sobre Jesus que O capacitava. Lemos em Atos 10.38: "Deus derramou o Espírito Santo sobre Jesus de Nazaré e lhe deu poder. Jesus andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os que eram dominados pelo Diabo, porque Deus estava com ele".

No Velho Testamento, essa unção veio sobre Davi e, por ela, Davi conseguiu vitória contra o gigante Golias.

Assim também em nós, é a unção de Deus em nossas vidas que nos capacita a lutar e vencer.

Dito estas coisas, consideremos agora as condições para receber a unção do Espírito Santo.
As condições são estas:
Ser um crente em Jesus;
Buscar e obedecer a Deus;
Desejar essa unção... você deve ter grande fome e sede pela unção do Espírito Santo; e,
Pedir a Deus em oração, por esta unção.

Uma evidência de que você recebeu a unção do Espírito Santo, pode ser o falar em línguas.
Falar em línguas é uma manifestação sobrenatural do Espírito Santo... trata-se de falar numa linguagem que você nunca aprendeu.

E, esse orar em línguas, tem dois propósitos:
Se tiver interpretação, serve para a edificação de toda a igreja.
Se não tiver quem interprete, o falar em línguas serve como linguagem sobrenatural de oração, e edifica o crente. No v.14, Paulo declara que quando ora em línguas, o seu espírito ora bem!

No v.2, ele diz isto: "Quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não às pessoas, pois ninguém o entende". A pessoa, o crente, ora em mistérios, isto é, numa linguagem que ela mesma não entende, os outros não entendem, mas que somente Deus entende.

É o que o apóstolo Paulo explicou: "...o que fala língua estranha... em espírito fala de mistérios" e no v.4, ele afirma: "O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo".

Na carta de Judas 1.20, lemos sobre orar no Espírito Santo... uma experiência que edifica a fé santíssima, que faz bem, beneficia ao espírito, edifica...

Todos temos a necessidade de estar cheios do Espírito Santo.
Deus quer Sua Igreja cheia do Espírito Santo... e para isso Ele unge os Seus filhos. Aleluia!

Conclusão:
Todos nós precisamos ser cheios do Espírito Santo, necessitamos ser renovados nEle.
Neste momento, vamos orar por isso... você será cheio do Espírito Santo e, dos seus lábios, creia, poderá fluir outras línguas, línguas estranhas, que você não entende, ninguém entende, mas que Deus entende... e que edifica a sua vida.

Creia na manifestação sobrenatural do Deus Todo-Poderoso!


10O PRUMO DE DEUS
Amós 7:7, 8

“O Senhor me mostrou numa visão isto também: ele estava perto de um muro construído direito, a prumo, e tinha um prumo na mão. Ele me perguntou: - Amós, o que é que você está vendo? - Um prumo! - respondi. Então ele me disse: - Eu vou mostrar que o meu povo não anda direito: é como um muro torto, construído fora de prumo. E nunca mais vou perdoar o meu povo”.

Introdução
A ministração da Palavra hoje, se baseia no texto do livro de Amós, capítulo 7... você tem 30 segundos para localizar o livro de Amós! Hehehe... “se vira nos trinta”, irmão!!!

No domingo nosso pastor solicitou que déssemos “Parabéns” uns aos outros, pois, como membros da Igreja Central, comemoramos 34 anos de existência na cidade.

Por causa disso, sei que esse é um tempo de festa. Eu mesmo levei isso em consideração ao preparar o anúncio de rua, mas hoje, conforme Deus me disse à tarde, devemos fazer uma leitura espiritual desse tempo:

São Fidélis é uma cidade em torno de 40 mil habitantes (40 mil pessoas a quem Deus ama) e levou 34 anos para nos tornarmos uma igreja, uma congregação, de 200 pessoas que somos hoje (arredondado os números).

Serão então, necessários mais 34 anos, para que cheguemos a ser uma igreja de 400 pessoas, de 400 adoradores de Deus? ...essa é uma alegria que eu vou ter somente na altura dos meus 73 anos de idade?

Por isso me pergunto, qual a mais urgente necessidade dessa hora? Por certo, uma igreja viva, comprometida com Deus, despertada, acesa, apaixonada pelas almas, que estenda o braço para esta cidade e diga com autoridade e unção do Espírito Santo: “São Fidélis é tempo de voltar para Deus; porque “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai para mim ...e eu tornarei para vós” (Zc 1.3).

Sobre esta necessidade, necessidade de vida na igreja, de poder de Deus na igreja... muito se tem falado, escrito, até pregado... por isso, o que me interessa hoje é abordar logo a seguinte questão:

QUANDO COMEÇARÁ ESSE DESPERTAMENTO DA IGREJA? QUANDO ELA ESTARÁ NO PONTO DE FAZER HISTÓRIA E REUNIR MULTIDÕES DE ADORADORES PARA DEUS?

Deus dá a resposta neste texto: Será quando o Seu povo se arrepender e acertar sua vida com Deus e com o próximo. O despertamento acontece quando Deus põe o prumo no meio de Seu povo e lhe revela tudo aquilo que precisa ser corrigido, endireitado ou retificado.

O texto nos fala de Amós, de como Deus lhe falou numa visão (esse um dos modos pelos quais Deus fala): Amós viu o Senhor; “Ele estava perto de um muro construído direito... e tinha um prumo na mão”. E o Senhor perguntou a Amós: “Amós, o que é que você está vendo?” E Amós respondeu: “Um prumo!” Então, Deus disse: “Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel... Eu vou mostrar que o meu povo não anda direito: é como um muro torto, construído fora de prumo...”.

Você sabe o que é um prumo e para que serve?
É uma linha com um peso na extremidade (ferramenta indispensável ao pedreiro).

Serve para verificar a verticalidade de uma parede (eu já morei numa casa em que, olhando para a parede do corredor, via-se uma “barriga”, uma tortuosidade (o prumo é usado exatamente para evitar que isso aconteça, e se acontecer, ser corrigida a tortuosidade).
Mas poucos os pedreiros que sabem usar o prumo, principalmente no piso. Já observou que horrível são alguns banheiros? A água não corre para o ralo, fica empoçada em algum lugar onde você pisa...

Na visão que teve, Amós viu o Senhor com um prumo na mão (o Senhor visto por Amós é Deus – e Deus é reto; Ele é o único absolutamente reto; só Ele pode com Seu prumo justificar-nos, alinhar-nos, endireitar-nos. Amém?)!

Portanto, é o Senhor mesmo que estava sobre o muro na visão de Amós. E aquele prumo em Suas mãos é altamente revelador (aquele prumo revela o nosso desalinhamento, a nossa desigualdade, a nossa tortuosidade).

Amado: Da mesma forma como faz o pedreiro (constrói a parede e para verificar se está certa, alinhada, ele utiliza do prumo – o prumo vai mostrar onde houver tortuosidade), pois, quando Deus coloca o Seu prumo em nossa vida, ou na vida de nossa igreja, Ele também vai revelar esta ou aquela falha, que precisa ser tirada.

Qual é o prumo de Deus? ...a Bíblia. Quando nossa vida é comparada à Palavra, ao padrão divino, nossas falhas vão aparecer.

Agora, muitas vezes nós mesmos nos intitulamos de “prumo” e saímos a medir a parede dos outros e colocar defeitos nelas, nos esquecendo de pôr o prumo de Deus em nós mesmos! Dizemos: “Fulano de tal tá com a vida torta, tortinha, tortinha!”

Agora, acontece ainda que quando Deus mostra falhas ou tortuosidades em nós, tentamos disfarçar com um reboco feito por nós mesmos.

Amado: A função do prumo de Deus não é revelar falhas ou defeitos para arrastar-nos a juízo e desespero. A função do prumo de Deus é revelar falhas ou pecados, para atrair-nos ao arrependimento e para que possamos encontrar perdão e plenitude em Seus braços (Deus não quer que nos escondamos dEle, como Adão e Eva fizeram no paraíso após a desobediência. Deus quer que nos escondamos nEle, arrependidos sinceramente).

Portanto, irmãos, deixemos que o prumo de Deus seja colocado em cada área de nossa vida! Porque você precisa andar no alinhamento de Deus.

...quando estamos no prumo:

pode aparecer o inimigo que for, a situação difícil, o problema mais sério (mas nessa hora o Espírito Santo lhe respalda e diz: “O SENHOR é contigo, varão valoroso”.

Amado: vale a pena passar pelo prumo de Deus!

Um comentário: