SEMINÁRIO VIDA CRISTÃ
ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÃO DE UIBAÍ
TEMA - Relacionamento, a base para o crescimento espiritual
2º Sub–Tema: O relacionamento consigo mesmo
Palestrante: Pb. Nocivaldo Costa
TEXTO: 1 Tm 4.16; 1 Co 11.23a
INTRODUÇÃO. Relacionar-se significa manter laços, ter comunhão. Para que eu possa ter um bom relacionamento com as outras pessoas, eu preciso aprender primeiro a ter um bom relacionamento comigo mesmo. Quanto mais consciência e propriedade eu tiver de mim, mais estarei aberto ao conhecimento do outro. Quanto mais eu assumo e aceito a minha natureza, com todas as suas capacidades e debilidades, mais Deus tem espaço para agir dentro de mim e me transformar.
Deus age mais em minha vida quando reconheço as minhas falhas (Is 6.1ss).
Somos como vaso de barro nas mãos do Senhor (Jr 18). O vaso não tem querer, ele simplesmente aceita a vontade do oleiro.
I. ENTENDENDO O RELACIONAMENTO CONSIGO MESMO
1. “O caminho para Deus diz muito mais a respeito de se conhecer a si mesmo do que buscar exaustivamente o conhecimento.”
2. Certa vez Sócrates disse: “Conhece-te a ti mesmo”. E o apóstolo Paulo, falando em 1 Co 11.23a sobre a celebração da Santa Ceia, disse: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo...”. Em outras palavras: Conheça-se. Descubra como está a sua vida em relação a você mesmo e a outras pessoas.
3. Quantas pessoas realmente se conhecem? Quantas têm um amor próprio saudável? Quantas estão cuidando bem de sua saúde espiritual, emocional e física? Vivemos hoje uma vida de muitas agitações, dedicando-nos ao nosso trabalho, ao nosso cônjuge, aos nossos filhos, aos nossos familiares, aos nossos amigos. Porém, muitas vezes não estamos cuidando de nós mesmos.
4. Saiba que você é sua maior ferramenta que ajudará a obter relacionamentos saudáveis com você mesmo, com Deus, com a sua família, com a sua igreja, com os seus amigos e com o seu trabalho. Se você não estiver bem com você mesmo, nada mais poderá estar bem, seja na área física, emocional e espiritual.
5. Para que você seja bênção e se torne uma pessoa útil em seus relacionamentos, precisa antes de tudo estar bem com você mesmo. Esta foi uma ordenança do próprio Senhor Jesus Cristo: Ame a Deus em primeiro lugar, e ao seu próximo como você ama a você (Mc 12.30,31).
6. Como está o seu relacionamento? Você tem amado e cuidado de você mesmo? Reflita sobre estas perguntas: na área espiritual, como está o seu relacionamento com Deus? Você tem se relacionado diariamente com Ele? Você tem buscado mais poder através da Palavra do Senhor e da oração? Você tem procurado viver em união com os irmãos em Cristo?
7. Na área emocional, como está seu relacionamento com você mesmo e em relação às pessoas de seu convívio? Você tem controlado as suas emoções? Você tem buscado a sabedoria de Deus para resolver os conflitos? Você tem superado mágoas, feridas e traumas do passado?
8. Pergunte a você mesmo quais são as atitudes que você precisa tomar para melhorar as áreas de sua vida onde mais tem falhado.
a. Em primeiro lugar, ore e peça ao Senhor que lhe oriente através da Sua Palavra ou através de alguém que possa lhe ajudar.
b. Em segundo lugar, esforce-se e faça o que estiver ao seu alcance para mudar. Toda mudança tem que começar dentro de nós mesmos.
9. Saiba que o ser humano só será motivado a investir em sua vida espiritual, emocional e física a partir do momento em que ele toma a iniciativa de se conhecer melhor, relacionar-se bem consigo mesmo, amando-se e valorizando-se, independente do que lhe tenha acontecido em sua história de vida.
10. Somente passamos a investir nas áreas de nossa vida quando reconhecemos que somos os autores de nossa própria história. Quando agimos assim adquirimos forças para não nos deixarmos levar pelas circunstâncias, reconhecemos que a vida é nosso maior tesouro pessoal, procuramos consertar as nossas falhas e nos aprimoramos para fazer mudanças.
11. Faça uma análise introspectiva. Reflita sobre a sua vida. Como está a sua comunhão com Deus? Como vai o nível de azeite na tua botija?
12. O crente e o fruto do Espírito (Gl 5.22,23)
AMOR | ALEGRIA | PAZ |
LONGANIMIDADE | BENIGNIDADE | BONDADE |
FIDELIDADE | MANSIDÃO | DOMÍNIO PRÓPRIO |
II. PASSOS PARA TER UM BOM RELACIONAMENTO CONSIGO MESMO?
1. Amar a si mesmo. (Mc 12.30,31).
2. Deixar Cristo reinar em nós. (Gl 2.20).
3. Possuir visão otimista mesmo diante das circunstâncias desfavoráveis (2 Co 12.9,10).
4. Sempre liberar perdão.
5. Domine a si mesmo.
6. Acredite nas suas potencialidades.
7. Seja perseverante.
8. Tenha coragem para superar desafios.
9. Não deixe que críticas ou palavras desencorajadoras lhe abata.
10. Identifique suas falhas e procure corrigi-las.
11. Identifique seus pontos positivos e procure desenvolvê-los.
12. Rejeite as obras da carne (Gl 5.19-21).
13. Encha-se do Espírito Santo (Ef 5.18).
14. Procure desenvolver uma profunda comunhão com Deus.
Conclusão. Para você melhorar em todas as áreas de sua vida, precisa investir em sua qualidade de vida e reconhecer que você é o autor de sua própria história. Afinal, a nossa vida é um grande livro. É nossa responsabilidade escrevermos os textos de nossa existência através de nossos relacionamentos.
Sonya Friechaman disse: “Saiba que você exerce controle sobre três coisas: o que pensa, o que diz e o modo como se comporta”.
“Examine-se, pois o homem a si mesmo...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário