sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sinais para uma liderança de valor

Tema – Sinais para uma liderança de valor
Introdução. Liderar é fazer seguir e obedecer de forma espontânea, dedicada e motivada, em direção a um objetivo pretendido. Portanto, liderar é levar pessoas a agir com esforço e dedicação para atingir os objetivos desejados.
    E quais os sinais claros, específicos e necessários para uma liderança de valor?

1 O líder tem  uma   necessidade   imperiosa de  ação, e por   isto mesmo   estabelece   
        objetivos  para si mesmo, para o grupo e atingi-os.
2     O líder tem uma imagem positiva de si mesmo. Ele se vê, se conhece, se avalia, se prepara e está sempre disposto a mudar.
3     O líder tem confiança em si próprio. Sabe de suas habilidades e nos momentos difíceis encontra a saída.
4     O líder é decisivo: ousa tomar decisões que conduzem à vitória. Mas, antes, ouve o grupo, sonda as necessidades e age.
5     O líder faz julgamentos criteriosos. Não pode, nem deve, agir sob o domínio da raiva, do medo, da coação. Age com isenção.
6     O líder deve saber planejar e organizar atividades. Não faz muitas coisas ao mesmo tempo: faz apenas aquelas que são inadiáveis, indispensáveis e necessárias.
7     O líder delega autoridade. Ele sabe que agir sizinho é perigoso. Não perde tempo com pequenos detalhes que seus liderados podem resolver. Ainda assim acompanha com cuidado e zelo.
8     O líder valoriza a comunicação. Seus liderados o compreendem e valorizam suas idéias: ele se faz compreender pela clareza, envolvimento, técnica, ética e amor.
9     O líder é um estudioso de comportamentos. Conhece e respeita seus liderados, reconhece, elogia, e estimula os valores pessoais.
10                       O líder é um aprendiz. Seus liderados podem ensiná-lo muito.



Conclusão. Então o líder tem todos estes sinais, desenvolve com maestria a sua função, dá provas indubitáveis de sua lisura. Sua liderança é refletida no crescimento do seu trabalho, tem credibilidade e ainda assim recebe as mais duras e inconcebíveis críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário