Tema – A operação do Espírito Santo e a evangelização do mundo
Texto: Atos 1.8
Introdução. O crente cheio do Espírito Santo torna-se uma labareda de fogo (Hb 1.7). É como um tição aceso que põe fogo na seara daqueles que não conhecem a Jesus.
Fogo é um símbolo da trindade: DEUS PAI (Hb 12.29), JESUS (Ap 1.14) e o ESPÍRITO SANTO (At 2.3).
1. O Espírito Santo no A.T. pode ser simbolizado pelos três fogos que sempre deveriam estar acesos no Tabernáculo (2Cr 13.11).
a. O fogo do altar do holocausto. Simboliza o amor de Deus ao dar o seu filho por nós. O AMOR transbordado na vida do crente mediante o Espírito (Rm 5.5).
b. O fogo do altar do incenso. Simboliza a oração. O Espírito Santo é Espírito de graça e de súplicas (Zc 12.10).
c. O fogo do castiçal. Simboliza a operação do Espírito Santo na vida do crente, fazendo dele uma luz acesa que brilha e resplandece (Mt 5.14,15; Fp 2.15).
d. O Espírito Santo se move como fogo no meio da igreja: Purificando a igreja, aquecendo corações e dando maturidade espiritual (o fogo dá resistência ao vaso de barro).
2. De que modo o Espírito Santo influencia nosso serviço?
a. Através do revestimento de poder (At 4.31). O Espírito Santo não é dado para o nosso deleite, mas para sermos úteis (1Co 12.7). Deus quer operar por meio de cada crente, e faz isto segundo o poder que no crente opera (Ef 3.20).
b. Um revestimento de poder (Lc 14.29)
Ø Poder para servir; > Poder para vencer os desafios da vida;
Ø Poder para ser testemunha: > Poder para permanecer firmes na fé.
3. Exemplos tirados de Atos dos Apóstolos, que mostram como o Espírito Santo dirigia os servos de Deus:
a. O Espírito Santo guiou Ananias para dar assistência espiritual ao recém convertido Saulo (At 9.10-17).
b. O Espírito Santo guiou Filipe para o caminho de Gaza, a fim de encontrar com um homem, para lhe esclarecer a Palavra (At 8.26-39.
c. O Espírito Santo guiou Pedro por meio de uma visão, para pregar o Evangelho na casa de um gentio, Cornélio (At 10.10-20).
d. O Espírito confirmou Saulo e Barnabé para a obra de missões (At 13.1s).
4. Cada crente um ganhador de almas
O Espírito Santo é dado para nos ajudar (Rm 8.26). Ele quer nos capacitar para o serviço, operando em nós três coisas: AMOR, SABEDORIA E PODER. Como agir para ganhar almas para Cristo?
- Testemunho silencioso da vida do crente – Jesus disse que a nossa luz deve resplandecer diante dos homens, para que eles vejam as nossas boas obras (Mt 5.16).
- Intercessão – É necessário interceder pelas vidas para que as barreiras sejam derrubadas. Abraão intercedeu pelo sobrinho Ló (Gn 19.29). Moisés intercedeu pela congregação de Israel. Jesus acreditava na oração (Lc 22.32).
- Testemunhos com palavras – Tem que vir após a oração.
André testificou para Pedro (Jo 1.40-42). Felipe testificou para Natanael (Jo 1.43-50). A mulher samaritana testificou para a sua cidade (Jo 4.28-30, 39-42).
Conclusão. Então, este é o momento de agir. Não deixe as vidas morrerem, é hora de pregar o Evangelho! Mas como falar? Um bom conselho: comece, e Deus lhe ajudará!
Nenhum comentário:
Postar um comentário