sexta-feira, 26 de novembro de 2010

As lições extraídas do cedro para as famílias

Tema – As lições extraídas do cedro para as famílias
Texto: Sl 92.12-14
Introdução. A Bíblia utiliza muitas figuras de linguagem, para expressar princípios espirituais. Um exemplo é a comparação entre o justo e a árvore. (ler: Salmos 1.3-4; 128.3). Vamos examinar algumas características e princípios importantes extraídos do cedro para as famílias cristãs.
      O Salmo 92.12-14. – fala de Crescimento (físico, emocional e espiritual) – Firmeza (fé, conhecimento) – Produtividade (dar frutos). Três coisas importantes para uma família.

1. O CEDRO DO LÍBANO e as simbologias para as famílias
A. O cedro é uma das árvores mais imponentes. É símbolo de força e eternidade. Nos 3 primeiros anos de vida, alcança apenas 5 centímetros de altura, mas já possui 1 metro e meio de raízes. Tem um Crescimento Lento Mas Consistente. Quem poderá arrancar tal “plantinha”? Mesmo jovem, já se mostra firme. Depois, cresce 20 centímetros por ano, chegando a 40 metros de altura.
B. O cedro não depende da chuva, suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva.
C. O cedro tem beleza, perfume e força. Resiste aos desafios da água, do calor e do vento.
D. O cedro era utilizado como medicamento.
E. O salmista disse que o justo é como o cedro do Líbano.

2. AS RAÍZES - SUA “INVISIBILIDADE” E IMPORTÂNCIA
A. Quando a semente germina, ocorre um crescimento para cima (tronco, galhos, folhas, flores e frutos) e outro para baixo (raiz).
B. Muitas vezes, enfatizamos o que a árvore produz: o fruto, mas nos esquecemos das raízes.
C. Entretanto, nossas raízes são valores e práticas vistas apenas por Deus.
D. O exterior é importante, mas o interior é imprescindível.
E. O exterior depende do interior (Mt.13.5-6,20,21; Os.9.16).
F. O dia da tentação e tribulação traz o teste para a raiz da família cristã.
G. A primavera é a estação mais favorável para as plantas. Contudo, não há como impedir que venha o inverno. (Jó 14.7-9).
H. Quando Jó falou sobre a árvore, estava falando sobre sua própria vida (Jó 29.19). Ele havia perdido quase tudo o que possuía. As bênçãos materiais se foram. Ele se tornou como a árvore devastada e destruída, porém sobrevivente por causa de suas raízes.

I. Raízes Que Abraçam a Rocha - Há informações de que toda raiz quando cresce muito e atinge a rocha pára de crescer. No caso do cedro do Líbano a raiz continua a crescer em volta da rocha, abraçando-a.
3. ONDE ESTÃO PLANTADAS AS FAMÍLIAS?
A. A vida, o crescimento e a utilidade de uma árvore dependerão diretamente do solo onde está plantada. Se estiver em local inadequado, como um pântano ou entre as pedras, poderá definhar e morrer. O Salmo 92 diz que o justo deve estar plantado “na casa do Senhor...”.
B. Os tipos de terrenos segundo Jesus: (Mt 13. 3-9).
 - Famílias edificadas sobre a  ROCHA .  “Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, mas   ela não caiu, pois estava sobre a rocha. (v.25).
  - Famílias edificadas sobre a areia. “Desceu a chuva, transbordaram os  rios,sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda”. (v.27).

4. QUAIS SÃO NOSSAS RAÍZES/raízes das famílias?
A. Precisamos ter raízes na igreja (Ef.3.17-18; Heb.10.25).
B. Precisamos ter raízes em Cristo (Cl.2.6-7; Is.53.2; Ap.5.5).
C. Precisamos ter raízes na palavra de Deus (Cl.1.23). Devemos conhecê-la e ser apegados a ela.

5. As famílias que estão arraigadas em Cristo desenvolve atitude de:
      P E R D Ã O
   SARANDO AS FERIDAS
 5.l. É PRECISO RECONHECER OS PROBLEMAS NO RELACIONAMENTO
     Não adianta guardá-los. A Bíblia diz: "Não se ponha o sol sobre a vossa ira..."(Ef 4.26). 5.2. SE OFENDEMOS, PRECISAMOS PEDIR PERDÃO. É difícil, mas é indispensável para sarar as feridas interiores. O pai precisa pedir perdão ao filho quando errar e o filho pedir perdão ao pai, quando o ofender. É o caminho para a vitória.

5.3. QUANDO SOMOS OFENDIDOS: PRECISAMOS PERDOAR.
É mais difícil, ainda, mas é o único caminho para ficar livre dos aguilhões do ressentimento, da mágoa, do rancor. Quem não perdoa paga um alto preço.

5.4. RESULTADOS DO PERDÃO
1) As feridas são saradas.
2) O perdão verdadeiro libera o ofendido da mágoa.
3) O perdão verdadeiro dá saúde ao corpo e à mente.
4) Deus é glorificado e o inimigo derrotado.

CONCLUSÃO. No relacionamento entre os membros da família cristã, é importante que todos dêem lugar à presença de Deus, vigiando para que o inimigo não encontre brecha para atuar entre eles. Oração e jejum; leitura da bíblia diária; culto doméstico; a prática do Fruto do Espírito, principalmente do amor, da longanimidade, da benignidade, da bondade e da temperança, são garantia certa contra as desavenças e conflitos no lar. Que Deus nos abençoe.

3 comentários: